Mais de 200 inscritos no II Seminário 'Funchal Educação'
Mais de 200 educadores e professores vão participar na II edição do Seminário 'Funchal Educação: A Inovação como Resposta da Educação', que se realiza no próximo dia 6 de Dezembro, No Funchal.
O evento, organizado pela Associação Nacional de Professores – Secção da Madeira, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, decorrerá durante toda a manhã e reunirá três oradores de destaque, reconhecidos a nível nacional e internacional.
“o seminário pretende proporcionar uma reflexão multidisciplinar e inspiradora sobre o papel da tecnologia, da inteligência emocional e das competências humanas na educação contemporânea”, salienta o professor José Fernandes, que integra a comissão organizadora do evento.
A primeira convidada, Susana Torres, apresentará o tema “Alta Performance na Educação: Como preparar alunos e professores para o futuro”, abordando de que forma a Alta Performance pode transformar o contexto educativo. A oradora pretende demonstrar como professores e alunos podem desenvolver competências essenciais para enfrentar desafios futuros com resiliência, foco e motivação, integrando ainda conceitos e práticas de Inteligência Artificial que potenciam produtividade e impacto.
Susana Torres é reconhecida como uma das principais coaches de Alta Performance em Portugal e na Europa. Formada em Leadership Coaching pela Universidade de Harvard e pós-graduada em Psicologia do Desporto, frequenta actualmente o programa de Inteligência Artificial e Machine Learning no MIT. Realizou formação directa com John Grinder (cofundador da PNL) e com Brendon Burchard, sendo certificada pela High Performance Academy (EUA). Tem uma vasta experiência no treino mental de atletas de elite, tendo ganho notoriedade pelo trabalho desenvolvido com Éder Lopes, autor do golo que concedeu a vitória a Portugal no Euro 2016. É autora dos livros “Vai Correr Tudo Bem!” e “O Milagre da Excelência”.
A segunda oradora, Ana Isabel Correia, irá apresentar o tema “Gestão de Emoções: Estratégias para Prevenir e Gerir Estados Emocionais em Contexto Educativo”, sublinhando a urgência de apoiar a saúde emocional dos profissionais de educação. Dados recentes indicam que mais de 60% dos professores sofrem de exaustão emocional, associada ao aumento de patologias como fadiga, insónia, ansiedade, hipertensão e depressão. A sua comunicação abordará conceitos de fisiologia das emoções e estratégias práticas para a sua gestão no contexto educativo.
Ana Isabel Correia é professora, doutorada em Ciências da Educação na área da Psicologia e Educação. É autora, formadora, mentora, coach e palestrante nas áreas da gestão emocional e liderança pessoal. Publicou o livro 'Gestão de Emoções para Professores e Educadores – 45 exercícios práticos' e diversos ebooks dedicados ao desenvolvimento pessoal.
O terceiro orador, Alexandre Torres, apresentará a comunicação 'INOV(AI)ÇÃO ou estagnação? A Escola decide o futuro, no Presente!', lançando o debate sobre o papel da escola perante os desafios atuais. A intervenção abordará as potencialidades da Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual Imersiva e ambientes inovadores de aprendizagem, não apenas como ferramentas tecnológicas, mas como motores de transformação pedagógica.
Alexandre Torres é mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Tem integrado diversos projetos de investigação ligados às tecnologias educativas e à formação de educadores e professores.
O seminário terá lugar no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. A sessão de abertura está marcada para as 09 horas, com a presença de Elsa Freitas, em representação da Secretaria Regional de Educação, do presidente da Câmara Municipal do Funchal Jorge Carvalho (a confirmar), e do presidente da Secção Regional da Associação Nacional de Professores, Luís Alves.
Segundo a organização, as inscrições estão praticamente esgotadas, prevendo-se mais uma edição de "casa cheia", que juntará profissionais da educação para ouvir especialistas e reflectir sobre os desafios e oportunidades que moldam a escola do futuro.