DNOTICIAS.PT
Madeira

Revista Girão abre 'Call for Papers' para edição de 2024

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos anuncia a abertura do período de 'Call for Papers' para a 24ª edição da revista Girão, a ser publicada no ano de 2024. O prazo para a submissão de trabalhos estende-se até o dia 31 de Junho de 2024, proporcionando uma oportunidade valiosa para a comunidade académica e investigadores contribuírem para o enriquecimento do conhecimento científico relacionado ao concelho de Câmara de Lobos.

"Fundada em 1988, por Manuel Pedro Freitas, a Girão é uma revista científica dedicada à promoção de investigação científica sobre o referido concelho. Esta convocação tem como intuito receber contribuições originais de natureza científica, abrangendo diversas disciplinas do conhecimento, visando compor a edição N.23/2024", revela a autarquia através de uma nota de imprensa. 

Como incentivo à produção de conhecimento cientificamente validade, sobre o concelho, a autarquia compromete-se a remunerar os trabalhos publicados na Girão com 20 euros por página, conforme as Normas Editoriais da publicação".  Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Os interessados devem submeter seus artigos até o dia 31 de Junho de 2024, através do endereço de e-mail: [email protected]. Além de manter o foco original nos estudos sobre o concelho de Câmara de Lobos, as novas edições da Girão também abrem espaço para artigos relacionados à Região Autónoma da Madeira em geral".  Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Já de acordo com Leonel Correia da Silva, que coordenou as últimas duas edições, "a Revista Girão continua a ser um projecto cultural fundamental para Câmara de Lobos. Uma iniciativa que uniu pesquisadores e entusiastas da história local, proporcionando a divulgação de factos históricos e informações relevantes sobre a cultura e património do concelho e da Região”.

Nesse contexto, ressalva a missão da Girão em preservar e divulgar a história e a memória do concelho, mantendo uma linha editorial renovada sem perder a essência da identidade da revista. A publicação aspira ser um ponto de encontro para aprofundar o conhecimento da história local, incentivando a pesquisa sobre Câmara de Lobos.

A coordenação do próximo número ficará a cargo do historiador Câmara-lobense Carlos Barradas, sendo intenção de autarquia a formação de um comité científico que sustente e valide ainda mais os artigos a constar nas edições futuras. 

Os interessados em contribuir com artigos para a Girão poderão consultar as Normas Editoriais, disponíveis no site da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do link: www.cm-camaradelobos.pt/servicos/cultura/revista-girao.

Todas as edições anteriores da Girão estão disponíveis para consulta on-line e download no mesmo site, enquanto a versão física pode ser adquirida por 5 euros na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.