Fact Check Madeira

Será verdade que os 1.100 computadores que estão em funcionamento no SESARAM foram comprados antes do ciberataque com dinheiro do PRR?

None

Nesta semana, por duas vezes, o SESARAM disse que já estão disponíveis, nos vários serviços, 1.100 computadores adquiridos antes do ciberataque, identificado a 6 de Agosto, e com dinheiro do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência. Mas será isso verdade?

Depois de o SESARAM ter feito a afirmação, nos comunicados diários, vários foram os profissionais que ao DIÁRIO disseram que o conteúdo da mesma não correspondia totalmente à verdade, porque alguns dos equipamentos já estavam ao serviço e, agora, eram formatados e novamente atribuídos aos funcionários.

Para esclarecer a verdade sobre o que realmente aconteceu, verificámos os procedimentos concursais e os contratos publicados na base oficial da contratação pública. Ao mesmo tempo, pedimos esclarecimentos ao SESARAM.

De factos, existem dois concursos públicos e quatro contratos (cada concurso deu origem a dois contratos, por terem sido por lotes) para fornecimento de equipamentos informáticos. Para a análise em questão, limitamo-nos aos contratos, pois são o que determina a aquisição (nem sempre um concurso dá origem a uma compra).

Um contrato de 13 de Outubro de 2021 resultou na aquisição de 498 computadores por 290,1 mil euros, acrescidos de IVA, fornecidos pela Ligue-se Entermadeira.com, Unipessoal, Lda. Na mesma data, houve um outro contrato para a aquisição de equipamento informático, mas por um preço irrisório, seis mil euros.

Em Outubro do ano passado (03/10/2022), o SESARAM publicou o anúncio de um concurso para a aquisição de equipamento informático, pelo valor base de 649,9 mil euros.

Esse concurso resultou em dois contratos, com data de Março deste ano: um com a Basedois, por 458,8 mil euros; outro com a Prosonic por 71 mil euros.

O primeiro foi para a compra de “521 (quinhentos e vinte e um) computadores desktop com monitor, rato e teclado” e “40 (quarenta) computadores All-In-One 27’’ com rato e teclado”.

O segundo foi para o fornecimento de ‘100 (cem) mini PCs com suporte para monitor (norma VESA), monitores, ratos e teclado’ e ‘1 (um) computador para edição de imagem e vídeo’.

Tudo somado dá mais do que os 1.110 computadores referidos pelo SESARAM.

No entanto, o SESARAM transmitiu a ideia de que, neste momento, só havia computadores novos, o que não é verdade. Os computadores adquiridos em 2021 foram formatados e novamente atribuídos aos vários serviços.

Todas estas aquisições foram feitas com dinheiro do PRR.

Assim, o que o SESARAM afirmou é verdadeiro, apesar de ter omitido parte da informação.

"O SESARAM informa que os 1.100 computadores adquiridos ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) se encontram em funcionamento"