Madeira

Diogo Piçarra e João Pedro Pais marcam início do 'MEO Sons do Mar'"

None

O 'MEO Sons do Mar', um dos festivais mais icónicos da ilha da Madeira, regressa hoje para a sua 11.ª edição, com mais concertos inesquecíveis no Parque de Santa Catarina, no Funchal.

Servindo já quase como uma imagem de marca deste evento, a organização apresenta mais uma vez um cartaz diversificado e de grande qualidade do panorama musical nacional.

Para o arranque das sonoridades deste festival, que serve como uma despedida do Verão, estão previstas as actuações de Diogo Piçarra e João Pedro Pais, artistas que regressam à Madeira para brindar os madeirenses com os seus novos trabalhos e os seus hits mais clássicos.

Segundo o administrador da Altice Portugal, João Epifânio, trata-se de um “cartaz recheado de talento super reconhecido”. O responsável não tem dúvidas de que estamos perante “o festival mais emblemático” da cidade do Funchal, não só devido aos artistas que irão actuar, como também pelo facto de acontecer no Parque de Santa Catarina, onde existe “o anfiteatro natural de maior beleza do País”.

“O ‘Meo Sons do Mar’ é a materialização de uma experiência positiva, de uma posição e de um investimento que temos também na Região e que, naturalmente, já fazemos há 11 edições”, salientou durante a apresentação que decorreu, anteriormente, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

Além disso, o responsável destacou a renovação existente ao nível do grafismo, que confere a aposta nos festivais, que se realizam em várias cidades do País e nas ilhas. “Trazemos também um novo grafismo, que resulta de um trabalho que fizemos internamente e com os nossos parceiros, numa lógica de integrar o ‘Meo Sons do Mar’ naquilo que é o nosso esforço de investimento na área dos festivais”, afirmou.

O cartaz do Festival Meo Sons do Mar sofreu uma alteração de última hora. Saiu Rui Veloso e entrou Fernando Daniel no programa de sábado, 9 de Setembro. 

Por motivos de saúde, o músico português de 66 anos, Rui Veloso cancelou todas as suas actuações desta semana, incluindo o concerto na cidade do Funchal. 

Em comunicado emitido, a organização do Meo Sons do Mar explica que o artista "vê-se forçado a cancelar os espectáculos deste fim-de-semana, de forma a recuperar devidamente, para regressar com mais força, saúde e, claro, música".

Em substituição, o palco do festival que decorre no Parque de Santa Catarina vai receber o artista português Fernando Daniel pelas 22 horas. No mesmo dia, actua a cantora madeirense Elisa.

O bilhete mantém-se válido sem necessidade de troca. Para devolução do valor do bilhete, os clientes devem recorrer aos respectivos locais da compra até 30 dias após a data do espectáculo.

Por falar nos ingressos, que têm um custo de 10 euros para o primeiro dia, 15 euros para o segundo dia e 20 euros para ambos os dias, a organização também já informou que os bilhetes individuais para o dia de hoje e o passa de dois dias já se encontram esgotados, restando apenas ingressos disponíveis para os concertos de amanhã, que contam com a cantora madeirense e vencedora do Festival da Canção, Elisa, e o Fernando Daniel.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h00 - Apresentação da 3ª Prova do Troféu Regional de DRIFT AMAK o DRIFT - Município do Funcha, nas instalações da Câmara Municipal do Funchal;

- 9h30 - Cerimónias de entrega de prémios de mérito das Escolas Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos e Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, com a presença de Jorge Carvalho.

- 10h00 - Sessão Solene do Dia do Concelho da Ponta do Sol - 523.º aniversário, que será presidida por Ireneu Cabral Barreto e contará ainda com a presença de José Manuel Rodrigues e Miguel Albuquerque, no auditório do Centro Cultural John dos Passos;

- 10h30 - No âmbito do Projeto Sénior Com_Vida, o Centro Comunitário da Quinta Josefina, pertencente à Sociohabita Funchal (Empresa Municipal da CMF) realiza uma visita às instalações do DIÁRIO;

- 10h30 - Eduardo Jesus apresenta a edição de 2023 do Festival Colombo, que decorrerá na ilha do Porto Santo (entre os dias 14 e 17 de Setembro), no auditório de C. de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira;

- 11h30 - Auto de doação à Região de um conjunto de 297 obras pertencentes ao espólio pessoal da artista plástica madeirense Domingas Pita, pela sua família, com a presença de  Eduardo Jesus. Também irá decorrer a inauguração da exposição 'Altar dos Perfumes' de Teresa Jardim e Márcia de Sousa, na Galeria Casa das Mudas;    

- 12h00 - Julgamento 'Jovem 22 anos comprou roupa com cartão alheio', no Tribunal do Funchal;

- 12h00 - Abertura da 2° Edição do Seixal Summer Fest, Gastronomia & Cultura, no cais do Seixal;


12h30 - Os responsáveis da Samsung visitarão a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Brazão de Castro (Galeão), na qual está instalado o centro de coordenação do Projeto Manuais Digitais, que assegura a transição digital na Educação em curso na Região desde 2019.

- 14h30 - Segunda entrega de apoios à aquisição de bens e materiais de construção para a reabilitação das habitações de 35 famílias do concelho do Funchal, no âmbito do projecto '+ Habitação', no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal;

- 16h00 - O Complexo das Piscinas dos Salesianos do Funchal promove um dia aberto 'Terapia em Meio Aquático', apresentado através de uma pequena sessão de esclarecimento sobre o que é a terapia em meio aquático, com demonstração prática de sessões, culminando num pequeno lanche para todos os presentes. O evento irá contar com a presença de Pedro Calado;

- 17h00 - Grande Final do Festival de Cocktails Miles Madeira,  no Rooftop do Three House;

- 18h00 - Arranque da 2.º Edição da Etapa 6 do Atlântico Padel Tour (08 a 16), na Quinta do Padel;

- 18h00 - Concertos de Verão 2023, com a actuação de Francisco Andrade 4tet, nos Jardins do Museu da Quinta das Cruzes;

- 18h30 - Início do Agro Festival da Casa do Povo de Santo António, no Pico dos Barcelos;

- 18h00 às 0h30 - Festas das Vidimas, no Estreito de Câmara de Lobos;
                                19h00 - Abertura do Evento
                                20h30 - Bruma Band
                                22h30 - Romana 25 anos de Carreira
                                00h30 - Dj Sil

- 19h00 - Cerimónia de atribuição do prémio de mérito Joaquim Pestana, no Museu de Imprensa de Câmara de Lobos;

- 19h30  às 20h30 - Expo-Porto Santo 2023
                                   19h30 - Conferência Mercado de Trabalho Empregabilidade e Medidas Ativas - Desafios e Oportunidades
                                   20h30 - Visita Oficial Rita Andrade

- 20h30 - Início da Festa do Faial (8, 9 e 10), com o concerto de Miro Freitas e Iran Costa (22h30 e 23h30);

- 23h00 - Actuação de Paulo Gonzo na Festa da Ponta do Sol;

- X Festa da Amora e da Doçaria Tradicional, na Freguesia de Gaula;

- 34.ª edição da “Volta à Madeira Classic Rally;

- Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no Estreito da Calheta;    

CURIOSIDADES:

- Dia Internacional da Alfabetização (ou da Literacia), Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, Dia Mundial da Fisioterapia, Dia Mundial da Fibrose Quística e Dia Internacional do Jornalista;

Este é o ducentésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 114 dias para o termo de 2023.

EFEMÉRIDES:

1545 - Uma expedição espanhola chega a Florida, fundando o primeiro povoado europeu na América do Norte.

1636 - É fundada a Universidade de Harvard, nos EUA.

1847 - Começa a guerra entre os EUA e o México.

1855 - Termina a guerra da Crimeia

1888 - Tem início, com 12 clubes, a Football League, futura Liga inglesa.

1918 - Grande Guerra (1914-1918). Começam a ser distribuídas, em Portugal, as senhas de racionamento e cartas de consumo.

1926 - A Alemanha é admitida na Liga das Nações.

1928 - A FIFA decide que o primeiro mundial de futebol se realize no Uruguai, em 1933.

1936 - Revolta dos Marinheiros. Levantamento da Organização Revolucionária da Armada, organização militar clandestina afeta ao PCP, contra a ditadura de Oliveira Salazar.

1951 - II Guerra Mundial. O Japão assina o Tratado de Paz com 48 nações.

1952 - É publicado "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway.

1964 - Independência de Malta.

1974 - O Presidente dos EUA, Gerald Ford, indulta o ex-Presidente Richard Nixon dos delitos cometidos durante o mandato...

1982 - Unificação dos três principais ramos da Igreja Luterana.

2000 - No encerramento da Cimeira do Milénio da ONU, em Nova Iorque, 146 nações comprometem-se a lutar contra a guerra e a pobreza. Os países membros assinam, em conjunto, a Declaração do Milénio, que fixa os "Objetivos de Desenvolvimento do Milénio", a serem atingidos até 2015.

2004 - A cápsula da sonda Génesis despenha-se no deserto do Utah, EUA, no regresso à Terra com partículas recolhidas no "vento solar".

2010 - Nove portugueses morrem e 36 ficam feridos quando um autocarro de turismo onde seguiam cai numa ravina em Ceuta, Marrocos.

2011 - É aprovada na Assembleia da República, com os votos contra de toda a oposição, a alteração ao Código do Trabalho que estabelece um novo sistema de compensações na cessação de contrato de trabalho reduzindo dos atuais 30 para 20 dias.

2016 - O Conselho de Ministros aprova um código de conduta do Governo, um instrumento de autorregulação de natureza ética cuja responsabilização é política, que vincula membros do executivo, dos gabinetes e indiretamente dirigentes superiores da Administração Pública.

2018 - Frederico Varandas é eleito o 43.º presidente do Sporting em eleições disputadas por mais cinco candidatos: João Benedito, José Maria Ricciardi, Rui Jorge Rego, José Dias Ferreira e Fernando Tavares Pereira.

2019 - A seleção portuguesa é a primeira a conquistar por seis vezes a Liga europeia de futebol de praia, ao vencer a Rússia por 4-2, na Figueira da Foz.

2020 - O Tribunal da Relação de Lisboa condena o arguido António Joaquim, acusado do crime de homicídio de Luís Grilo, a uma pena única de 25 anos de prisão, anulando a decisão de absolvição decretada em primeira instância.

            - A diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes anuncia candidatura a Presidente da República nas eleições de 2021.

           - O português Cristiano Ronaldo torna-se o segundo jogador da história do futebol a chegar aos 100 golos por uma seleção, ao faturar na Suécia, em encontro do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações.

           - Morre, com 74 anos, Vicente Jorge Silva, jornalista, cofundador e primeiro diretor do jornal Público. Foi deputado pelo PS (2002-2004).

2022 - Morre aos 96 anos, a Rainha Isabel II, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido. O seu filho primogénito assume aos 73 anos as funções de rei como Carlos III.

PENSAMENTO DO DIA:

As artes são o mais seguro meio de refúgio do mundo e são também o meio mais seguro de se unir a ele Franz Liszt (1811-86), compositor húngaro.