5 Sentidos

MUDAS inaugura mostra evocativa de Domingas Pita

‘Altar dos Perfumes’ estará patente no museu até 11 de Novembro

None

Família de Domingas Pita doou à Região cerca de 300 obras, numa cerimónia que teve lugar esta manhã, no MUDAS - museu de Arte Contemporânea

O MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira inaugurou esta sexta-feira, 8 de Setembro, uma exposição gratuita, na Galeria Casa das Mudas, evocativa da obra da artista plástica madeirense Domingas Pita, intitulada ‘Altar dos Perfumes’.

A mostra, que conta com a curadoria de Teresa Jardim e Márcia de Sousa, reúne cerca de 140 trabalhos da autoria da artista plástica e estará patente até dia 11 de Novembro.

O Museu de Arte Contemporânea da Madeira recebeu, também no dia de hoje, um auto de doação à Região de um conjunto de 297 obras, pertencentes ao espólio pessoal da artista plástica madeirenses, pela sua família.

Na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, gratulou a disponibilização das obras, que ficarão à guarda do Museu de Arte Contemporânea da Madeira e, alguns provenientes, de colecções particulares.

“Este acto de generosidade vem naturalmente valorizar a colecção do MUDAS e fazer com que possa este museu dispor de mais um conjunto de criação artística, de uma artista madeirense e, com certeza, onde quer que se encontre há de registar este momento com alegria”, disse Eduardo Jesus.

Após a cerimónia da entrega das obras, seguiu-se a abertura do ‘Altar dos perfumes’, na Galeria Casa das Mudas, que irá comunicar com a exposição rotativa da colecção, que o museu tem patente –‘O museu e a coleção’-  na área principal, no piso -2. No mesmo local é possível ver alguns desenhos em carvão sobre papel, de grande formato, da artista, entre outras obras e autores.

A concluir, o secretário regional enalteceu o trabalho realizado pelo museu: "Esta casa tem feito muito pela cultura da Madeira. Tem dignificado este espaço com obras, não só de artistas madeirenses, mas também tem projectado o nome da Madeira através da cultura, com aquilo de bom que se tem feito", rematou.