Madeira

Ireneu Barreto apela “consenso” para resolver “Anjos”

None

Foi no uso da palavra da sessão solene do Dia do Concelho da Ponta do Sol que o Representante da República para “apelar a um consenso entre as instituições com competência para uma intervenção adequada, para bem da nossa comunidade”.

Ireneu Barreto é natural do município e disse conhecer bem o local que durante muitos anos foi, para os madeirenses e para os pontassolenses em particular, “uma pequena curiosidade, um local onde se molhava o carro numa ida aos Anjos ou à Madalena do Mar”.

No entanto, com o crescimento exponencial do turismo, a cascata dos Anjos “transformou-se num dos “ex-libris” do Concelho, suscitando a curiosidade dos que nos visitam, com filas de espera, exportada para todo o mundo em fotografia e filme, omnipresente nas listas das maiores atrações da Ilha”.

E com isso, tem sido, do seu ponto de vista, “infelizmente, fonte de problemas de segurança aos quais urge responder”.

O desvio de habitações para o turismo ou o aumento do custo do imobiliário foram outros “problemas” levantados pelo Representante e que na sua opinião “afectam a nível global a nossa população e, em particular, os nossos jovens”.

“É necessário continuar o investimento público para a resolução dessa dificuldade, já tão bem identificada, mas sem pôr em causa o turismo, que garante a subsistência de tantas famílias e tem contribuído para a modernização das nossas freguesias, vilas e cidades”, afirmou tendo a seu lado Célia Pessegueiro, Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues.