Madeira

Cerca de 20 mil atendimentos nos serviço de reembolsos fora do Funchal

None

A descentralização do serviço de reembolsos, medida implementada pelo Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), completa este mês dois anos. 

Os utentes revelam-se satisfeitos com esta medida, destacando a proximidade, celeridade e qualidade no atendimento, conforme afirma João da Fonte, utente residente no concelho de Santa Cruz: “Doi muito bom fazerem isto, para quem já não pode ir ao Funchal todos os dias é o melhor. Desde que começou a haver reembolsos em Santa Cruz venho sempre cá, é menos confuso para mim e é um instante para ser atendido.”

A descentralização permite, segundo Bruno Freitas, presidente do IASAÚDE, IP-RAM, “oferecer um contacto mais próximo, indo ao encontro das necessidades dos utentes e proporcionando um serviço mais célere e com reforço da qualidade.”

Desde a abertura do primeiro posto de reembolsos, no concelho da Ribeira Brava, já foram realizados cerca de 20 mil atendimentos, a utentes do Serviço Regional de Saúde e de outros subsistemas de saúde, através dos balcões de reembolsos instalados fora do concelho do Funchal.

Os números indicam que, semanalmente, são efetuados, em média, 190 atendimentos. Os municípios de Machico e Ribeira Brava apresentam a maior percentagem de atendimentos (18%), seguidos de Câmara de Lobos e Santa Cruz (ambos com 14%), Santana e Ponta do Sol (10%), Calheta (9%), São Vicente (5%) e Porto Moniz com (2%).