Água

Temos assistido ao longo dos últimos anos várias e grandes alterações no nosso clima. Ainda este ano temos assistido na Madeira a temperaturas elevadas com episódios de chuva intensa que dura um, dois dias.

Está provado que a escassez de água, especialmente a potável, será cada vez maior nos anos que se adivinham fruto das alterações climáticas especialmente em alguns países. Recordar que segundo a ONU “três em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso a água potável, mais de 2 mil milhões vivem em países com elevado stress hídrico e que cerca de quatro mil milhões de pessoas passam por uma grave escassez de água potável durante pelo menos um mês do ano”.

Julgo que estamos ainda longe desta situação. Mas há uma certeza: teremos cada vez menos água e por isso temo que aproveitar tudo o que temos e arranjar mecanismo para a armazenar.

Isto para dizer que os investimentos realizados pelo Governo Regional, tal como foi noticiado esta semana pelos órgãos de comunicação social em Boaventura, não podiam estar mais certos particularmente no que diz respeito à água – o ouro transparente do futuro.

Assim, é com satisfação que vejo que os investimentos neste sector irão continuar, nomeadamente no que diz respeito à captação de água e armazenamento que serão determinantes para o desenvolvimento socioeconómica da nossa Região.

Maria José