Madeira

Unidades do SESARAM voltam a funcionar com normalidade a partir de amanhã

Processo Clínico Único em papel foi reactivado para minimizar impacto do ciberataque sofrido no domingo

None

"O SESARAM, EPERAM informa que no dia 08/08 o funcionamento de todas as unidades, hospitais e centros de saúde, será normal", dá conta uma nota do Serviço Regional de Saúde remetida às redacções, na sequência do ataque informático que afecta a actividade clínica na Madeira desde ontem.

Falha no sistema informático gera caos nas Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça

Atendimentos continuam com registo em papel; presidente do conselho de administração do SESARAM apela à compreensão e bom senso dos utentes

O SESARAM explica que, "devido às circunstâncias extraordinárias", decidiu reactivar o Processo Clínico Único em papel.

"Reiteramos a criação de uma rede paralela para assegurar o funcionamento dos sistemas internos do SESARAM, processo em curso", refere a mesma nota, comprometendo-se desta forma o Serviço Regional de Saúde a "minimizar o impacto negativo deste ciberataque de que foi alvo".

Ciberataque ao SESARAM é grave: há consultas, cirurgias e exames cancelados e telefones provisórios

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) anunciou, esta noite, através de comunicado, que devido ao ciberataque de que foi hoje alvo toda a actividade clínica não urgente estará suspensa durante o dia de amanhã. Consultas, cirurgias programadas e análises clínicas e meios complementares de diagnóstico não serão realizados nesta segunda-feira. A empresa pública da saúde reforçou o pedido de que os utentes “só se desloquem ao Serviço de Urgência em manifesto caso de necessidade”.

Assim, e de acordo com a mesma nota, no caso do hospital Dr. Nélio Mendonça e Hospital dos Marmeleiros será retomada toda a actividade clínica programada não urgente, relacionada com as consultas externas.

A única excepção será a realização das análises e exames não urgentes. "Nestas unidades a actividade cirúrgica terá ainda algumas restrições e só serão realizados todos os actos cirúrgicos urgentes e seguros", esclarece o SESARAM.

Já os centros de saúde estarão a funcionar normalmente, com excepção da realização de análises e realização de alguns exames e vacinação.

Pese embora a relativa normalidade, o SESARAM apela aos utentes que tenham que se deslocar às unidades de saúde, por diferentes motivos, que "se façam acompanhar de toda a informação clínica que disponham na sua posse, nomeadamente relatórios de exames, análises clínicas e medicação".

O SESARAM informa ainda que as comunicações telefónicas foram restabelecidas pelas 14:05 horas desta segunda-feira no Hospital Dr. Nélio Mendonça, "pelo que os utentes podem recorrer aos números normais de contacto com o hospital".

Assim como no Hospital João de Almada.

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional tem um contacto preferencial para ser usado pelos dadores, em caso de dificuldade pelo número geral: 926087218

O Conselho de Administração agradece mais uma vez aos utentes profissionais a adaptação e reajustamento à situação provisória.