Madeira

Última oportunidade para petiscar na Semana Gastronómica de Machico

Conheça as iniciativas que decorrem neste domingo, quando faltam 147 dias para o termo de 2023

Foto Facebook Câmara de Machico
Foto Facebook Câmara de Machico

Termina hoje a 36.ª Semana Gastronómica de Machico, a maior iniciativa do género na Madeira. Desde o dia 28 de Julho que milhares de madeirenses e turistas passaram pelo centro da cidade da costa leste, não só para apreciar os petiscos gastronómicos como também para assistir ao programa de animação preparado pela Câmara Municipal. Neste domingo, apesar de ser o último dia do evento, também não vão faltar esses dois ingredientes.

Assim, pelas 15h00, decorre o Festival de Cocktails. Segue-se, pelas 17h00, o ‘Peixão e Mariscão’ da responsabilidade do grupo Teatro Bolo do Caco. Pelas 18h30 actua o Grupo de Folclores da Casa do Povo do Caniçal e uma hora depois será a vez dos Cantares da Ribeira. Pelas 20h30 sobem ao palco os ‘C’Azoada’. Os músicos deste projecto fizeram questão de assinalar o orgulho que sentem neste concerto de regresso a Machico. Este é um ano marcado pela participação do grupo no Festival ‘Raízes do Atlântico’ e pelo lançamento do videoclipe do tema ‘Lima Limão’, desafios que “implicaram muito trabalho de estúdio, com impacto positivo na produção dos concertos C'azoada”.

A animação em Machico prossegue com os ‘Colchetes D’Alfaiate’ (21h45), os ‘De Passagem’ (23h00) e do artista Márcio Amaro (00h00).

A 36ª Semana Gastronómica de Machico teve como cabeças de cartaz o artista Vitor Kley, o cantor José Cid e a fadista Gisela João. Os "Dá Cá", um tributo aos AC/DC, marcaram igualmente presença neste certame.

OUTRAS INICIATIVAS A DECORRER NESTE DOMINGO:

09h00- O Representante da República para a RAM, Ireneu Barreto, vai marcar presença na Missa de Envio, conclusiva da Jornada Mundial da Juventude, presidida pelo Papa Francisco, a decorrer no Parque Tejo (Lisboa).

11h00 - Iniciativa política da CDU para abordagem à fabricação das desigualdades, no Lombo da Quinta, São Gonçalo.

11h00. Iniciativa política do BE com Roberto Almada e Dina Letra, na Praça Dr. João Abel de Freitas, junto à Câmara Municipal de Santa Cruz.

12h00 - Conferência de imprensa do líder do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, junto ao centro de saúde do Campanário.

17h00- Festa da Nossa Senhora do Bom Sucesso, com eucaristia seguida de procissão, na Paróquia do Bom Sucesso

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 6 DE AGOSTO:

1881 - Nasce Alexander Fleming, cientista, Nobel da Medicina em 1945, pela descoberta da penicilina.

1914 - Grande Guerra 1914-18. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Rússia. A Sérvia e o Montenegro declaram guerra à Alemanha.

1915 - Bernardino Luís Machado Guimarães é eleito Presidente da República Portuguesa, em sessão especial do Congresso, dois meses antes do termo do período presidencial anterior.

1919 - António José de Almeida é eleito Presidente da República Portuguesa, em sessão do Congresso.

1923 - Manuel Teixeira Gomes é eleito Presidente da República Portuguesa. Diplomata e escritor, Teixeira Gomes é autor de "Novelas Eróticas", "Sabina Freire", "Maria Adelaide".

1928 - Nasce o artista plástico norte-americano Andy Warhol, referência da Pop Art, ilustrador de publicidade, autor das serigrafias das latas "Campbell's Soup".

1940 - II Guerra Mundial. Começa a Batalha do Norte de África, com a invasão da Somalilândia britânica, pelas forças italianas.

1943 - II Guerra Mundial. Batalha do Golfo de Vella, entre os EUA e o Japão, pelo controlo das Ilhas Salomão.

1944 - II Guerra Mundial. Libertação de Nantes, em França. As forças aliadas chegam aos arredores de Brest e os alemães tentam reconquistar Avranches.

1945 - II Guerra Mundial. Hiroshima: O bombardeiro norte-americano B-29, Enola Gay, lança a primeira bomba atómica no centro da cidade japonesa.

1962 - Independência da Jamaica no âmbito da Comunidade Britânica.

1966 - É inaugurada a ponte sobre o Tejo batizada com o nome de Salazar, em Lisboa, atual Ponte 25 de Abril.

1973 - Guerra Colonial. António de Spínola, Governador da Guiné e Comandante das forças portuguesas no território, é destituído e regressa a Portugal.

1978 - Morre, aos 80 anos, o Papa Paulo VI.

1990 - Conflito no Golfo. A resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU condena a invasão do Kuwait e exige a "retirada imediata e incondicional" das forças iraquianas.

1991 - A Amnistia Internacional faz o lançamento mundial do "dossier negro" da ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.

- O cientista inglês Tim Berners-Lee publica a primeira página na World Wide Web.

1993 - A Metro do Porto é formalmente constituída, tendo como acionistas a AMP (80%), a CP (15%) e Metro de Lisboa (5%).

2001 - A Presidente da Indonésia Megawati Sukarnoputri autoriza a criação de um tribunal para julgar os crimes contra a humanidade em Timor-Leste em 1999.

- O guião de "Citizen Kane", de Orson Welles, escrito pelo realizador e por Herman Mankiewicz, é eleito o melhor de sempre.

- Morre, aos 88 anos, o escritor brasileiro Jorge Amado, autor de "Gabriela Cravo e Canela" e "Capitães de Areia", entre outros.

2002 - Morre, com 76 anos, Liberto Molina pintor de origem espanhola a residir em Portugal desde os anos 1960.

2003 - É inaugurado o Complexo Alvalade XXI, em Lisboa.

- Morre o jornalista e empresário brasileiro Roberto Marinho, fundador da Rede Globo. Tinha 98 anos.

2005 - Morre, aos 56 anos, Robin Cook, antigo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, do Partido Trabalhista.

- Morre, com 77 anos, o músico e compositor cubano Ibrahim Ferrer, um dos membros mais célebres do mítico grupo musical "Buena Vista Social Club".

2007 - Xanana Gusmão é indigitado novo primeiro-ministro de Timor-Leste. A nomeação de Xanana pelo Presidente José Ramos-Horta é seguida de violentos incidentes em Baucau e Díli.

- Morre, aos 86 anos, Heinz Barth, criminoso de guerra nazi, conhecido como "o assassino de Oradour-sur-Glane", pela sua implicação no massacre cometido pelas SS em França, no final da II Guerra Mundial.

2008 - A central nuclear francesa de Tricastin, no Sul de França, regista o sexto incidente num mês, ao verificarem-se fortes fugas de carbono 14 gasoso.

- Morre, com 71 anos, o dramaturgo inglês Simon Gray, autor de mais 30 peças para o palco e a televisão, entre as quais "Butley" e "O idiota", adaptada do romance homónimo de Dostoievski.

2009 - Morre, com 59 anos, John Hughes, realizador e argumentista norte-americano autor de "Sozinho em casa", "Beethoven" e "Pretty in Pink".

2010 - Morre, aos 62 anos, o historiador de origem britânica Tony Judt, em Nova Iorque. É autor da "História da Europa do Pós Guerra", de "O Século XX Esquecido" e de "Um Tratado dos Nossos Atuais Descontentamentos".

2011 - Primeira noite de confrontos em Tottenham, norte de Londres. Vários manifestantes juntam-se em frente a um posto de polícia em protesto contra a morte de Mark Duggan, 29 anos. Lançam cocktails molotov, incendeia carros da polícia, edifícios e um autocarro de dois andares.

2012 - O primeiro-ministro sírio, Riad Hijab, deserta e junta-se à oposição em protesto contra o "genocídio" que o Presidente, Bashar al-Assad, está a cometer na Síria.

- Morre, aos 68 anos, Marvin Hamlisch, compositor norte-americano, responsável por diversas bandas sonoras e espetáculos galardoados, como o musical da década de 1970 "A Chorus Line".

2014 - A Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, declara o estado de emergência ao salientar que a epidemia do vírus Ébola "exige medidas extraordinárias para a sobrevivência do Estado".

2015 - O Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, inaugura a segunda rota do canal do Suez, numa cerimónia com a presença de chefes de Estado estrangeiros, entre os quais o Presidente de França, François Hollande. Portugal está representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.

2016 - O Presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, declara oficialmente abertos os Jogos Olímpicos da XXXI Olímpiada, no Rio de Janeiro.

- Morre, com 93 anos, Ivo Pitanguy, cirurgião plástico brasileiro considerado um "papa" da cirurgia estética.

2018 - Morre, aos 73 anos, Joël Robuchon, o 'chef'francês com mais estrelas, 32, do guia Michelin no mundo.

2019 - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo (maior partido da oposição) assinam, em Maputo, o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga a Lei de Bases da Habitação com dúvidas sobre a "concretização das elevadas expectativas suscitadas" e aponta a "excessiva especificação" do diploma.

- A revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais é promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que diz compreender a valorização da magistratura, mas alerta para o acentuar da desigualdade de tratamento em relação a outras carreiras.

- O português João Godinho vence o prémio Compositor Europeu, no âmbito do festival internacional Young Euro Classic, em Berlim.

2020 - Morre, aos 77 anos, Fernanda Lapa, atriz e encenadora, diretora artística da Escola de Mulheres desde a sua fundação, em 1995. Distinguida com vários prémios, como o Sete de Ouro para melhor encenação em 1992, Globo de Ouro para melhor espetáculo por "A Mais Velha Profissão", em 2005, e no mesmo ano a Medalha de Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

- Morre, aos 90 anos, Teresa Black, pintora, formou o Grupo Pitágoras com os artistas Ló, Garizo do Carmo e Ormond Fannon.

2021 - Morre, aos 77 anos, José Carreira Marques, antigo presidente da Câmara de Beja, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (na I e II Legislaturas).

2022 - O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de prata em K1 1.000 metros, falhando a revalidação do título mundial, no Canadá, uma hora depois de ter sido bronze nos não olímpicos K1 500 metros.

- O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze em K1 500 metros, não olímpicos, na primeira das quatro finais que o limiano vai disputar nos mundiais da modalidade, em Halifax, no Canadá.

É bom ter escrúpulos, especialmente para discriminar o que nos pertence e dizê-lo seja como for Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), escritor, diplomata e político, antigo Presidente da República Portuguesa.