Madeira

Há 22 anos a Inspecção do Trabalho detectava mais de 500 trabalhadores ilegais na Madeira

None

Entre Janeiro e Agosto de 2001, a Inspecção Regional do Trabalho detectou centenas de imigrantes em situação ilegal a trabalhar nas obras, na Madeira. Esta foi uma das notícias que fez a capa da edição impressa do DIÁRIO de 2 de Agosto desse ano, onde podia ler-se que haviam sido detectados mais de quinhentos trabalhadores sem contrato de trabalho ou autorização de permanência.

Todos estes imigrantes, na sua maioria oriundos de “países de Leste”, para além de não possuírem qualquer contrato escrito, também “encontravam-se numa situação totalmente ilegal e não possuíam seguro, nem Segurança Social”, destaca.

A brigada da Inspecção Regional do Trabalho detectou também nesse ano onze casos de trabalho infantil na Região, casos esses detectados em várias zonas da Madeira.

Esta edição dava conta ainda de que a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, em colaboração com a Câmara Municipal e a empresa Porto Santo Verde, ia distribuir cerca de 30 mil cinzeiros especiais, em cartão, para não conspurcar as praias da ‘ilha dourada’. Uma ideia que surgiu no âmbito da campanha ‘Praia Limpa, Praia Segura’.