Madeira

Reis de Espanha visitaram a Madeira há 14 anos

Consulte as edições de 2009 e de 1997, neste ‘Canal Memória’

None

Na rubrica ‘Canal Memória’ de hoje recuamos até 2009, mais concretamente à edição de 31 de Julho, em que dávamos conta da visita do rei Juan Carlos e da rainha Sofia à Madeira.

A chegada dos monarcas ao aeroporto da Madeira gerou grande aparato. Por exemplo, todas as viaturas que se encontravam estacionadas na zona VIP, por onde iriam sair os reis, foram revistadas com recurso a detectores de explosivos e outros mecanismos.

A visita foi acompanhada por Cavaco Silva, que na época era o Presidente da República. À chegada, nenhum dos ‘ilustres convidados’ quis prestar declarações, pese embora o aparato de comunicação social que se encontrava no local. Tendo em conta os atentados da ETA, em Burgos e em Maiorca, que haviam acontecido há pouco tempo, foi montado um dispositivo de segurança ainda mais reforçado, também por via marítima, tendo em conta que os reis estavam instalados no hotel Reid’s, junto à costa.

O programa da visita para o dia 31 de Julho de 2009 contava com uma passagem pela Câmara do Funchal, pelo Instituto do Vinho, uma ida ao Monte e ao Cabo Girão. De manhã, Juan Carlos recebia o presidente do Governo Regional em audiência no Reid’s.

D. Duarte envolvido em acidente no Porto Santo

O Porto Santo sempre foi procurado por gente de todas as classes sociais. Em 1997, D. Duarte de Bragança escolheu a ilha dourada para umas férias e viu-se envolvido num pequeno acidente.

Neste caso, na edição de 31 de Julho, dávamos conta de que o membro da família real portuguesa, ao estacionar junto à bomba de gasolina, acabou por embater num outro carro que se encontrava estacionado, pertencente a um residente no Porto Santo. Com um farolim partido, D. Duarte pagou de imediato os prejuízos causados e o caso ficou assim resolvido, mas não sem antes gerar grande aparato no local.