Desporto

Madeirenses em busca do sucesso no Campeonato de Portugal Rotax 2023

None

Nove pilotos madeirenses estarão presentes este fim-de-semana em Leiria, em busca do sucesso nas categorias em que participam, se possível que esse sucesso seja contabilizado em vitórias.

Daniel Ferreira na Mini Max, a sua irmã Nicole Ferreira e Martim Meneses na Júnior, João Dinis,  Rodrigo Silva, Leandre Carvalho, Pedro Calado na Max, Mateus Jesus, que faz um regresso  esporádico de DD2, após a sua última participação ter sido na Taça da Madeira em 2022 na  mesma categoria e ainda João Dias na DD2 Master são as equipas regionais presentes no  Kartódromo Internacional de Leiria.

A pista localizada na freguesia dos Milagres, foi inaugurada a 13 de fevereiro de 1994 e será utilizada nesta prova, na sua versão B, com 1006 metros de extensão e 8 de largura.

Depois dos treinos livres na manhã de sábado, realizar-se-ão os treinos cronometrados para todas as categorias, entre as 13:34 e as 14:42. As finais 1 serão disputadas entre as 15:07 e as 16:57. No domingo as finais 2 serão disputadas entre as 9:57 e as 11:42 e as finais 3 entre as 12:35 e as 14:20, estando a cerimónia do pódio prevista para as 14:50. Todas as finais terão transmissão em direto nas redes sociais da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, nomeadamente Youtube e Facebook

A representar a Região na Mini Max, Daniel Ferreira, atual 2º classificado do Campeonato, com 139 pontos, vai participar nesta prova com o intuito de «conhecer mais uma nova pista, onde espero conseguir mais um bom resultado, depois do 2º e do 3º lugares que consegui nas duas últimas provas».

A Madeira terá na Júnior Nicole Ferreira, a 13ª classificada com 17,5 pontos, que vai «tentar alcançar o melhor resultado possível, evoluir e aprender em mais uma pista nova, tal como as outras todas do CPRTX que tenho participado este ano», ao passo que o líder do Campeonato com 174 pontos, Martim Meneses, espera «uma prova muito difícil numa pista muito técnica, onde a concorrência vai estar forte, mas vamos com tudo em busca da vitória».

Max é sinónimo de categoria rainha e prova disso é a forte representação madeirense, encabeçada por João Dinis, 4º classificado do Campeonato com 131,5 pontos que quer «tentar ganhar, para ver se finalmente alguém consegue vencer o Francisco Macedo, numa pista em que já no ano passado mostrei bom ritmo, que este ano espero aliar à experiência». Por outro lado, Rodrigo Silva, o 7º com 66 pontos teve oportunidade de «estar em Leiria no fim-desemana passado a treinar e testar algumas soluções, para chegarmos à prova já com uma boa base para conseguirmos chegar aos lugares da frente, onde merecemos estar». Leandre Carvalho segue atualmente na 21ª posição do Campeonato com 7,5 pontos e quer nesta prova  «conseguir o melhor resultado possível. Não foi possível treinarmos antes da prova naquela pista, como fizeram outros pilotos, que nos daria um melhor conhecimento, mas ainda assim vamos dar o nosso melhor, como sempre». Pedro Calado, 28º do Campeonato com 4,5 pontos, é também um estreante nesta pista e sabe que «vai ser uma prova muito disputada, numa pista bastante técnica, onde vão haver muitas lutas, por isso vamos dar o nosso melhor para conseguir o melhor resultado possível».

Defendendo as cores da Região nas categorias DD2 e DD2 Master e inseridos ambos na equipa QZ Kart Racing Team, teremos o regresso de Mateus Jesus, que depois da estreia na DD2 no ano passado na Taça da Madeira, teve a «oportunidade de fazer esta participação esporádica nesta prova, como prémio pelos meus bons resultados escolares este ano e o objetivo é única e exclusivamente me divertir.» Já na DD2 Master, 5º do Campeonato com 90 pontos, João Dias quererá finalmente «ver concretizado o objetivo de chegar ao pódio, numa pista muito semelhante a Baltar em termos de sinuosidade, mas que já conheço, por isso espero tirar proveito da experiência anterior».