Jornada Mundial da Juventude Madeira

Parque de Santa Catarina é hoje palco de fé

D. Nuno Brás diz que “a pérola de grande valor chama-se agora JMJ Lisboa 2023”

A pré-Jornada Mundial da Juventude passa hoje pelo Parque de Santa Catarina, com cerca de 500 jovens - que chegaram esta semana à Região vindos de 10 países - a participar numa missa, celebrada pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Inicialmente espalhados pelos locais com sombra no recinto, os presentes depressa se dirigiram ao 'tapete verde' do parque, que se compôs, à medida que se aproximava a hora da missa, dita em várias línguas.

Através das leituras, foi dito que a sabedoria consiste ‘num coração inteligente’ e D. Nuno Brás transmitiu aos jovens que isso significa saber distinguir o bem do mal.

“Para distinguir precisamos de luz — da luz exterior e da luz da razão, ou (sobretudo) da luz da fé. Consoante a luz, assim percebemos tudo e todos”, realçou o bispo do Funchal na homilia.

Quando aceitamos viver à luz de Deus, passamos a ver tudo com o olhar de Deus. Passamos a ver tudo como Deus vê. E Deus vê tudo e todos com o amor do Pai que tudo criou. À luz do amor de Deus, podemos distinguir o bem do mal. D. Nuno Brás, bispo do Funchal

Os jovens ouviram que a “Sabedoria verdadeira consiste, antes, em deixar que a luz de Deus ilumine tudo o que somos: os nossos actos exteriores e o nosso coração”.

Depois de alguns dias passados na Madeira, a viagem segue para Lisboa, tendo em vista a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023).

“Queremos viver com a Sabedoria do Reino de Deus! O campo precioso, a pérola de grande valor chama-se agora JMJ Lisboa 2023. Que Deus a todos abençoe e guie. Que Ele encontre o vosso coração inteligente, disponível para viver em tudo o Seu Reino”, exaltou D. Nuno Brás

No total a Diocese do Funchal vai ‘levar’ 950 jovens madeirenses à JMJ, que decorre na primeira semana de Agosto, em Lisboa, e que contará com a presença do Papa Francisco.