5 Sentidos

Baile de Verão na Torre do Capitão

None

A Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura, recebe na próxima quinta-feira, dia 27 de Julho, o Baile de Verão em parceria com a Associação Cultural Recreativa e Artística Baile Histórico.

"O momento será protagonizado pelos bailarinos Iryna Cherednik, Luísa Ribeiro, Helena Rodrigues, Graça Ferreira, Carlos Sirgado, Juvenal Rodrigues, Rafael Gomes, Vitaliy Gudkov e coreografado por Iryna Cherednik", refere uma nota de imprensa. 

O Baile de Verão na Torre do Capitão tem início às 15h30, é de entrada gratuita e decorre nos jardins da Torre.

Do programa constam, para além da entrada e do final, 12 danças, nomeadamente: 'A Princesa da Ilha', 'Fatinitza', 'Mareska', 'Quadrille Fledermaus', 'Valsa Boston', 'The Salamanca Castanets', 'Mazurka', 'Polka com Marcha', 'Caminhada a Dança', 'Blues', 'Mr. Beveridge´s Maggot' e 'Valsa Magic'.

A Associação Cultural Recreativa e Artística Baile Histórico, presidida por Iryna Cherednik, coreógrafa natural da Ucrânia, iniciou a sua actividade criativa no 'Clube de Danças Históricas e Antigas' em 2018, no Funchal. Esta Associação tem como objectivos, a criação de danças para o Baile de Viena na Madeira, e preservar, promover e divulgar a dança de salão histórica como Património Cultural, entre todos os sectores da sociedade.

Este grupo de participantes de Danças de Salão Antigas tem mantido desde então uma actividade continuada, actuando em diversos eventos e programas na Região, quer em espectáculos e cerimónias promovidas por entidades públicas e privadas, tendo participando em vários programas da RTP-Madeira.

O repertório da Associação Cultural Recreativa e Artística Baile Histórico inclui danças de salão históricas dos séculos XVIII e XIX.

A Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro, classificado de Valor Local pela resolução do Governo Regional n.º 409/95, situa-se na freguesia de Santo António, no sítio de Santo Amaro – Funchal, tendo aberto ao público em Fevereiro de 2020.

O Núcleo é um espaço de visita e interpretação do mais antigo vestígio de arquitectura civil existente na Madeira, constituído por um grupo de imóveis representativos dos séculos XV e XVIII, denominados Torre do Capitão, Capela de Santo Amaro e Casa dos Romeiros; incluindo-se nesta classificação a cisterna, o banco e o balcão do adro. 

Para além dos três edifícios históricos em destaque implementados numa ampla área ajardinada, foi construído em 2005, o Novo Edifício, com duas áreas distintas. Uma área multifuncional para projectos expositivos e uma área técnica destinada aos serviços educativos e à biblioteca que reúne alguns livros com conteúdo diversificado e dirigido a utilizadores internos e externos, com disponibilização de consulta local.