Madeira

Novos médicos de família no Estreito e no Jardim da Serra

Clínicos vêm substituir colegas e assumir lista de utentes já definidas

None

A população do Estreito de Câmara de Lobos e do Jardim da Serra passa a contar com dois novos médicos de família, assumindo a lista de utentes de outros dois colegas que ocupavam anteriormente essas funções, retomando a cobertura pré-existente. 

Em nota enviada às redacções, a Secretaria Regional de Sáude e Protecção Civil (SRS) dá conta da visita de Pedro Ramos às duas unidades de saúde que servem estas duas freguesias, no sentido de dar as boas-vindas aos novos clínicos, recém-especialistas, que fizeram o internato médico na Região. 

João Aveiro Freitas é médico que se junta à equipa do Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos. Segundo a nota da tutela, o jovem clínico tem de 31 anos, é natural do Funchal e é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo realizado o internato médico, na especialidade de Medicina Geral e Familiar, no Centro de Saúde do Bom Jesus. Desde o passado dia 29 de Junho que assume a lista de utentes da colega Mara Xavier, que anteriormente estava afecta a esta unidade de saúde. 

Citado pela SRS, o clínico diz pretender dar continuidade ao “excelente” trabalho realizado pela médica que o antecedeu, com o intuito de "procurar servir a população o melhor possível, controlar da melhor forma a doença crónica, diagnosticar o mais cedo possível e fazer todos os rastreios disponíveis no sentido de prevenir situações no futuro”.

Foi também no final de Junho que Carolina Martins assumiu funções como médica de família no Centro de Saúde do Jardim da Serra, ficando à sua responsabilidade a lista de utentes da anterior colega, Tatiana Neves. A nova especialista mostra-se satisfeita com o seu local de trabalho, com a equipa e com a boa aceitação por parte da população. “Estas são ainda as minhas primeiras consultas, ainda estou a conhecer a população, mas a aceitação tem corrido muito bem”.

Natural da Ribeira Brava, com apenas 32 anos, a nova médica especialista, de acordo com a SRS, gosta de "ter um contacto mais próximo das pessoas", razão que a levou a escolher o Jardim da Serra para trabalhar. 

A tutela reforça que "nos Cuidados de Saúde Primários, a aposta é na prevenção da doença e na promoção da saúde, pilares essenciais para uma maior qualidade de vida da população", a par disso adianta que "os cuidados de proximidade continuam a ser uma aposta do Governo Regional, que se mantém fortemente empenhado em abranger toda a população madeirense com médico de família".