Madeira

Márcio Amaro espera "uma grande noite" na Festa da Lapa

Este é um dos muitos artistas que irá actuar no último dia do evento, que decorre no Paul do Mar

None

São vários os artistas madeirenses que irão abrilhantar este último dia da 17.ª edição da Festa da Lapa do Mar à Serra, que se realiza no Paul do Mar. 

Um desses artistas é Márcio Amaro, cujo concerto está marcado para as 21 horas. Esta é uma oportunidade para o cantor, natural da Camacha, regressar a uma freguesia que lhe diz muito, sobretudo pelo facto de ser sempre muito bem recebido por pessoas que vivem intensamente todas as festas locais. 

Tenho uma grande adoração pelo Paul do Mar, mas infelizmente é um lugar onde não actuo muitas vezes. No entanto, adoro o clima que se vive quando há uma grande festa e, nesse sentido, espero que seja uma grande noite, com muita gente".  Márcio Amaro

Neste concerto, com banda, irá interpretar temas originais e 'covers', que são convidativos a um 'pezinho' de dança'. 

Nós vamos apresentar um espectáculo de originais e 'covers', num estilo mais pop, mas também alguns temas de baile, como o 'Chegou o Bailão'".  Márcio Amaro 

Este é um dos muitos concertos que o artista tem agendado para este Verão, não só na Madeira, como também no estrangeiro, onde tem actuado para as comunidades. Na próxima semana, estará em França, seguindo-se Jersey, Estados Unidos e Austrália. Por cá, tem encontro marcado com o público na Camacha, Machico, Seixal, São Jorge, Santana, Porto da Cruz e Ponta Delgada. 

Márcio Amaro tem também actuado nos programas de televisão nacionais. No próximo dia 30 de Julho estará no 'Somos Portugal' da TVI, no âmbito da ExpoFacic, que se realiza em Cantanhede. O artista não tem dúvidas de que esta é uma "grande montra" de exposição do seu trabalho. 

Além do artista camachense, hoje, a Festa da Lapa do Mar à Serra contará ainda com as actuações de Calheta D'Canto a Canto (19 horas), Ricardo e Sandra (20 horas) e DJ João Canada (22 horas). 

Confira: 

O evento, organizado pela Casa do Povo do Paul do Mar, que começou na passada sexta-feira, contou ainda com a presença de outros artistas madeirenses, como João Vinagre, João Quintino, Pedro Garcia, DJ Oxy e muitos mais. 

O presidente da Casa do Povo do Paul do Mar, Paulo Garcês, disse ao DIÁRIO, numa notícia publicada no dia 12 de Julho, estar orgulhoso deste cartaz apesar das dificuldades sentidas em termos financeiros. 

Apesar das dificuldades financeiras conseguimos apresentar este cartaz. Estou certo de que valerá a pena vir até ao Paul do Mar, sobretudo porque este ano há muita lapa nas sete barracas de comerciantes locais que estarão ao longo do cais”.  Paulo Garcês

Saiba que outros assuntos marcam a agenda deste domingo, 16 de Julho: 

Às 10h30, a CDU realiza uma iniciativa de contacto com a população para abordar o aumento do custo de vida, junto à Feira de Santo António da Serra.    

Pelas 12 horas, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o PS - Madeira visitam a 66.ª Feira Agropecuária do Porto Moniz.  

Há para ver às 20 horas o espectáculo 'We are all made of Stars', com produção da Academia Artemotion, no Centro de Congressos da Madeira. 

Principais acontecimentos registados no dia 16 de Julho:

1212 - Castela, Navarra e Aragão, com o exército de Afonso II de Portugal, derrotavam os mouros almóadas, na Batalha das Navas de Tolosa, e impedem a expansão do Islão.1547 - O Tribunal Apostólico ou Nunciatura é instituído em Portugal, a pedido de D. João III.

1782 - Estreia da ópera de WA Mozart "O Rapto do Serralho", em Viena.

1918 -Execução do Czar da Rússia Nicolau II, da Czarina Alexandra e dos cinco filhos, pelas autoridades bolcheviques, em Ekaterinburgo.1925 - Abre, em Bagdad, o primeiro Parlamento iraquiano eleito.1941 -- II Guerra Mundial. Forças alemãs rompem a chamada Linha Estaline, na URSS, e tomam a cidade de Smolensk.

1942 - As forças nazis, com o apoio da polícia francesa, prendem 13 mil judeus, dos quais 4 mil crianças, que enviam para os campos de extermínio.

1945 - II Guerra Mundial. Explode a primeira bomba atómica no deserto do Novo México, EUA.

1947 - O Parlamento britânico aprova a independência da Índia, que será proclamada a 15 de agosto.

1965 - Inauguração do túnel do Monte Branco, que liga a França e a Itália, sob os Alpes.1969 -- Lançamento da nave espacial norte-americana Apolo 11, de Cabo Canaveral, na Florida, levava a bordo o comandante Neil Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins e o piloto do módulo lunar Edwin "Buzz" Aldrin. Tem como missão levar o homem à lua.

1974 - A Guiné-Bissau faz o pedido formal de adesão às Nações Unidas. A independência do país fora reconhecida em 1973 no âmbito da Organização.

1985 -- Morre, aos 67 anos, o romancista alemão Heinrich Böll, Nobel da Literatura em 1972, autor de "A Honra Perdida de Katharina Blum".

1988 - Florence Griffith Joyner bate Record Mundial dos 100m (10,49).             

1990 - Malta pede a adesão à União Europeia.1991 - Cuba liberta o mais antigo preso político, Mário Chanes de Armas, depois de 30 anos de prisão.- Na declaração política adotada na Cimeira de Londres, os sete países mais ricos (G7) confirmam o apoio à Perestroika de Gorbatchev.1992 -- A Assembleia da República aprova a revisão da Lei da Greve.2002 -- As autoridades nova-iorquinas apresentam seis planos preliminares para a reconstrução do local do World Trade Center.2003 -- Golpe de Estado em São Tomé e Príncipe. São detidos os deputados, a primeira-ministra e os membros do Governo.

- Tenista suíço Roger Federer vence 1.º torneio Grand Slam.

- Morre Célia Cruz, cantora cubana, "rainha da salsa". Tinha 77 anos.

2005 - Tentativa de levantamento militar na Guiné-Bissau.

- Lançamento mundial da sexta aventura de Harry Potter, "Harry Potter and the Half-blood Prince", de J.K. Rowlling.

2006 - Israel bombardeia o aeroporto de Beirute e destrói as instalações da televisão do Hezbollah na capital libanesa.

- "Rapace", de João Nicolau, vence o festival de curtas-metragens de Vila do Conde.

- Morre, com 66 anos, Cipriano Martins, advogado, antigo deputado do PSD e ex-governador civil de Coimbra.

2007 - Começam a funcionar em Lisboa 21 radares de controlo da velocidade.

- Abre, em Lisboa, uma unidade da Clínica dos Arcos, licenciada para interrupções voluntárias da gravidez.

- Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter causa 10 mortos e mais de 1.000 feridos na região de Niigata, norte do Japão, e um incêndio com fuga radioativa na central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa.

2008 - A Câmara de Lisboa aprova em reunião do executivo municipal a cedência da Casa dos Bicos para a instalação da Fundação José Saramago, que acolherá a biblioteca do autor prémio Nobel da Literatura em 1998.

2010 - O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, é eleito responsável máximo do Comité de Reguladores Europeus.

2012 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia positivamente o cumprimento das metas traçadas e disponibiliza de imediato mais 1,48 mil milhões de euros ao abrigo do programa de ajuda externa a Portugal.

- Morre, aos 71 anos, Jon Lord, músico de rock britânico, antigo teclista da banda Deep Purple.

2013 - O português Rui Costa (Movistar) vence a 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta, que ligou Vaison-la-Romaine a Gap, conquistando a sua segunda vitória na prova francesa.

2015 - A Procuradoria da República em Brasília abre um inquérito para investigar o ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva por suposto tráfico de influências a favor da construtora Odebrecht.

- Os ministros das Finanças da zona euro dão um acordo de princípio a um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros à Grécia.

- O parlamento grego aprova o acordo, alcançado a 13 de julho, com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que pode chegar aos 86 mil milhões de euros.

2016 - Morre, aos 78 anos, Alan Vega, vocalista dos Suicide e um dos mais influentes da história do rock, de causa natural enquanto dormia.

2017 - Morre, aos 77 anos, George Romero, realizador norte-americano e pioneiro do cinema de terror do género "zombie".

2019 - A alemã Ursula Von der Leyen é eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu.

- Morre, com 66 anos, Johnny Clegg, músico sul-africano e opositor ao 'apartheid', apelidado de "Zulu Branco".

2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma aprovado em Conselho de Ministros que autoriza o Estado a reforçar a posição na TAP para 72,5% pelo montante de 55 milhões de euros.

- O ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, é nomeado como novo governador do Banco de Portugal, sucedendo a Carlos Costa, cujo mandato terminou em 08 de julho, depois de 10 anos no cargo.

Este é o centésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 168 dias para o termo de 2023.

Sobre todos aqueles que o poder da vida preenche, o destino desce por vezes, numa súbita iluminação, que será a sua graça e o seu lamento".  Heinrich Böll (1917-85), escritor alemão, Nobel da Literatura