Artigos

“Quem não tem cão... tem de ir ao talho!”

Quem não tem cão caça com um gato! Mas está perfeitamente claro que não consegue apanhar grande coisa ... a não ser se encontrar uns ratos,... que não são propriamente recomendáveis para a alimentação. Pelo menos por enquanto! Também, quem não tem cão passeia o telemóvel! É muito comum encontrar pessoas, nos trajectos pedonais, nas “promenades”, com um aspecto muito saudável, todas muito bem equipadas, com imagens variadas, entre ... “in”e “fit” ou ... “out”e “fat”, com os tais equipamentos imaculados ... a passear o telemóvel! Isto é, estão a andar “a passo de boi”... como os açoreanos, “devagar, devagarinho”, com telemóvel e headphones instalados nas orelhas, a falar ou a escutar. Os movimentos que executam são exclusivamente: com os membros superiores: a mão parada a segurar o objecto... os membros inferiores, mexem apenas 1/5 do movimento máximo possível ... e a cabeça... com o calor do telefone ... a 39 graus de temperatura, obcecada ou embasbacada, com a conversa ou a música! Vocês acham que isto é actividade física ou desporto? Nem uma coisa nem outra,... também não é passeio higiénico... é talvez, “feitio” ou então um mau hábito, como fumar ou roer as unhas! Assim sendo, convém esclarecer que o desporto implica competição e a actividade física implica um conjunto sempre variável de exercícios adequados e adaptados à idade e às capacidades funcionais dos praticantes. A minha avó nunca utilizaria esta “modernice” de actividade física,... além de não ter telemóvel, também era surda,... por isso mesmo, gastava o seu tempo imenso e útil, na horta e no jardim, com melhores resultados físicos e psíquicos, necessariamente!

Com a reactivação e proliferação de palavreado supostamente inovador, como: vegan, bio, light, natural, zero, homofobia, misogenia, género e até racismo, ... as pacíficas sociedades lusitanas, vêem-se confrontadas com estas pseudo-novidades... algumas já existem há mais de 50 anos,... o exemplo do movimento vegan,... iniciou-se em 1944, no U.K., no sentido de poupar a morte de animais para a alimentação, no fundo um novo estilo de vida,... com defeitos e qualidades inerentes. Outros “palavrões” aqui citados... muito na moda... (palavrão é uma palavra vulgar, utilizada em situação de conflito) por exemplo, racismo, etc,... são o resultado dos défices educacionais da população, a degradação da informação, a desestruturação das famílias e a contaminação cega das redes sociais... estas, com origem, realidade e credibilidade desconhecidas, perigosas e “infectantes”. Com estes desequilíbrios sociais, somando a pandemia e agora a guerra europeia, a perturbação das pessoas sensíveis, vira-se para outros horizontes,... bons e maus, alguns deles verdadeiras miragens.

Espero que a actividade física, possa e deva ser um novo horizonte, real, exequível na mudança de estilo de vida, que implique exercício especificado e alimentação adequada. Todas os “vegan” sabem perfeitamente, ou deviam saber, que a dieta exclusivamente vegetariana tem falhas com algumas substâncias essenciais ao normal funcionamento do metabolismo humano. As escolas portuguesas com as suas estruturas equilibradas,... muitas até têm piscinas, podem muito bem desenvolver e reorganizar as capacidades físicas dos alunos, de modo a desencadear um acréscimo de desporto organizado, com os componentes adjuvantes,... obrigatórios e essenciais: cuidados alimentares e hábitos higiénicos elementares, como a ausência do tabaco e similares, de bebidas fabricadas,... entre elas a “inocente” coca-cola... uma das “drogas” mais vendidas no mundo. Além da imensidão de bolachas, biscoitos e outras “fábricas” de açúcar à venda em todo o lado ... até em “bombas” de gasolina! Perfeitos venenos açucarados, de todas as cores! Falta estar lá escrito o telefone dum dentista ... no caso de partir um dente!

Ensinar tecnicamente a nível escolar o maior número de modalidades desportivas entre os 08 e 12 anos de idade, seria um desafio assinalável e desejável. Mudar o rumo da população infantil e juvenil, incluindo mais desporto activo de qualidade, nas suas vidas... para impedir os 30% de obesos entre crianças e jovens! Talvez roubando algum tempo escolar a outras matérias provavelmente desactualizadas. Nos anos 60 aprendi que a capital do Alto Volta, agora Burkina Faso, era Uagadugu ... e de nada serviu esse importante conhecimento da época!

Vou acabar com uma frase do ex-Presidente Checo ... Václav Havel ... - “A tragédia do homem moderno não é que ele sabe cada vez menos sobre o significado da sua própria vida, mas que ele se preocupa cada vez menos!”