Madeira

IL defende menos burocracia para as pequenas e médias empresas

None

"As pequenas e médias empresas (PME) constituem a base do tecido económico português, dando emprego a mais de 3 milhões de pessoas", destacvou esta terça-feira, 27 de Junho, a Iniciativa Liberal Madeira. 

Em nota emitida, a comissão coordenadora do partido na Região defendeu menos burocracia para as pequenas e médias empresas, propondo "diversas medidas que têm como objectivo a simplificação administrativa para empresas e profissionais liberais, tais como: passagem da declaração modelo 30 de mensal para trimestral; simplificação da obtenção de declaração de situação tributária regularizada; Isenção da obrigação de inventariação permanente de stocks; fusão da Declaração Mensal de Remunerações para a Autoridade Tributária e para a Segurança Social; dimplificação do processo de devolução de IVA das dívidas de clientes de cobrança duvidosa, valores esses que as empresas já adiantaram ao Estado".

Seria uma missão nobre dos sucessivos governos criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das PMEs. Infelizmente, em Portugal os governos sobrecarregam-nas com centenas de taxas e impostos, agravadas pelo rolo compressor de uma burocracia pesada. A Iniciativa Liberal solidariza-se com o esforço e luta de todos os empresários e de todos os trabalhadores das PMEs para produzir em Portugal. Por um Portugal mais desburocratizado, por um Portugal mais ágil, por um Portugal onde se consiga trabalhar. IL M