Madeira

Temperatura no ‘vermelho’ obriga a cuidados

None

Está para continuar a persistência de valores muito elevados de temperatura máxima no arquipélago da Madeira. O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é válido até às 18 horas de quarta-feira, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, são esperados valores da ordem de 30°C na generalidade do arquipélago, que nas vertentes sul podem atingir valores da ordem de 35°C. A temperatura mínima deverá também subir para valores da ordem de 21 a 25 °C.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente. Este episódio deverá manter-se até dia 29.

“Este período será também marcado por uma intensificação do vento, em especial em zonas elevadas. Dada a natureza desta massa de ar, será também de esperar valores da humidade relativa bastante baixos, nomeadamente nas terras altas, potenciando assim um aumento do risco de incêndio”, avisa o IPMA.

Adicionalmente, no mesmo período poderá haver o transporte de poeiras em suspensão até ao arquipélago da Madeira devido ao fluxo persistente de leste.

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza emitiu uma série de alertas e avisou que “está proibida a realização de qualquer tipo de queimada e fogueira em espaço florestal”, assim como “todas as zonas de lazer em espaço florestal serão encerradas e será proibido realizar mesmo nestes espaços fogueiras”.

Quanto ao estado do mar para esta terça-feira, é de esperar ondas de nordeste com 1,5 a 2 metros na Costa Norte e ondas de sueste com 1 a 1,5 metros na Costa Sul. Já a temperatura da água do mar vai rondar os 22/23ºC.