Regionais 2023 Madeira

IL-Madeira torna a perguntar pelo voto em mobilidade

None

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que prevê o voto antecipado e o voto em mobilidade em território nacional ou no estrangeiro, já nas próximas eleições Europeias, que vão decorrer entre 6 e 9 de Junho de 2024. O voto em mobilidade aplica-se a todos os cidadãos que o requeiram, independentemente do seu local de recenseamento.

Mas a IL-Madeira pergunta: "E na Madeira? Nas Eleições Regionais deste ano? Na Madeira PSD e CDS fogem da sala quando se agenda discutir o assunto em comissão, e o PS e o JPP assobiam para o ar como se não fosse nada com eles".

Segundo Alícia Teixeira, da Comissão Coordenadora da IL-Madeira, "ao não permitir o voto antecipado e em mobilidade aos portugueses da Madeira, nas suas eleições, impede-se o acto de votar aos estudantes e aos restantes madeirenses que não se encontrem na sua área de residência no dia das eleições (por doença, férias, etc.), permitindo assim que a abstenção e o alheamento aumentem".

O voto antecipado e em mobilidade alargaria, a quem não pode, a possibilidade de poder votar. Será, por isso, o garante de um direito cívico. A Madeira merece protagonistas melhores do que estes. Responsabilizem-nos. Alícia Teixeira, Comissão Coordenadora da IL-Madeira