Desporto

Marítimo está à beira de ascender à I Divisão de futebol... na Venezuela

None

O Club Sport Marítimo La Guaira está a um passo de ascender à divisão principal do futebol na Venezuela, depois de ter empatado ontem com o Bolívar SC, num encontro disputado no Estadio Camurí Chico de Carabadella e que conta para a meia-final do Campeonato da II Divisão.

O empate de ontem, a um golo, foi suficiente para o onze verde-rubro se apurar para a final da Liga, ficando à beira da promoção para a divisão principal do futebol venezuelano. O Marítimo La Guaira vai disputar agora o Torneio Clausura, que começa a 19 de julho. Se vencer, ascende à I Divisão. A equipa tem como presidente Roberto Gomes, filho de madeirenses naturais de Santo António, nasceu há seis meses.

Quem teve o privilégio de acompanhar a parte final do jogo de ontem foi o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, que está a iniciar uma visita de oito dias à Venezuela. “É um projecto recente, com apenas seis meses, que que foi buscar raízes ao antigo Marítimo, mas que respira vitalidade, como pude testemunhar no estádio onde estavam mais de três mil adeptos a assistir ao encontro”, disse o representante do Governo Regional, que no final esteve com a equipa técnica, a direcção e os jogadores da colectividade. “Desejei boa sorte para os próximos desafios desportivos e mostrei a minha satisfação por ver um projecto ligado à Madeira e à comunidade dar passos concretos e se afirmar no desporto venezuelano”, acrescentou.

Uma nota de imprensa divulgada pelo gabinete do director regional das Comunidades e Cooperação Externa, informa que, ainda no sábado, Rui Abreu esteve no Club Tanaguarena, em San Juan de Tanaguarenas, onde centenas de pessoas se juntaram na celebração das Festas de São João. Acompanhado pelo presidente do Clube, Ramiro Gonçalves, visitou as instalações da associação e participou na Festa de São João realizada na praia principal do Clube Tanaguarena, situado no Estado de La Guaira. O governante madeirense elogiou a comunidade de La Guaira: “Testemunhei a forte presença dos nossos conterrâneos madeirenses e o protagonismo que tem assumido aos níveis social e desportivo em La Guaira. O Puerto de La Guaira foi a porta de entrada para centenas de madeirenses que chegavam de barco na época de ouro das migrações. Na verdade, o Estado de Guaira é considerado o símbolo da emigração madeirense na Venezuela”.

Já neste domingo, o director regional das Comunidades assistiu à missa, presidida pelo padre José António da Conceição, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Carrizal, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado em Los Altos Mirandinos. O sacerdote aproveitou a ocasião para agradecer a doação feita pelo Governo Regional da Madeira, pelas mãos do presidente do executivo madeirense no dia da inauguração do Santuário, no valor de 20 mil euros para a realização de obras no complexo. “É uma obra de 1.600 metros que será um Centro Comunitário. Terá quatro salas de aulas para o ensino de Português e da cultura portuguesa, um salão multiusos para a realização de exposições, iniciativas culturais, uma sala de catequese e de atividades pastorais, e, ainda, um espaço de retiro para jovens e peregrinos e de eventos religiosos e culturais”, descreveu Rui Abreu.