Desporto

Madeira Sky Race com mais de centena e meia de atletas à partida

Espanhol Zaid Malek lidera(va) a prova de 45 km à passagem pela Achada do Teixeira (km 7.2)

None

Hoje é o grande dia da edição 2023 do Ultra Skyrunning Madeira (USM), com a realização, no Concelho de Santana, de quatro das cinco provas – evento arrancou ontem com a Santana Vertical Kilometer – da competição de onde se destaca a Madeira Sky Race (MSR) que desde 2016 faz parte do patamar máximo do Skyrunning mundial, integrando o Skyrunner World Series da ISF – International Skyrunning Federation.

A MSR, a prova rainha do USM, este ano com um percurso de 45 km de desníveis acentuados ‘do mar ao topo da montanha’ – Pico Ruivo -, teve mais de centena e meia de atletas à partida, entre os quais dezenas de atletas estrangeiros oriundos de mais de duas dezenas de países.

Com partida ao amanhecer (07h00) e meta instalada no centro da cidade de Santana, é expectável que o primeiro corte a meta logo ao início da tarde. Na anterior versão de 55 km, 05h 47m 37s foi o tempo recorde, alcançado na última edição, em 2022, por Peter Frano.

Às 08h00 o líder da prova já havia chegado à Achada do Teixeira. Trata-se do espanhol Zaid Malek, que cumpriu os primeiros 7,2 km da exigente prova em 59m04s. Nas posições imediatas outros dois espanhóis, distanciados, respectivamente, 01m00s e 01m43s, do líder.

A Madeira Sky Race é uma corrida técnica de montanha com desníveis acentuados 3600D+ e de elevado grau técnico na vertente de Skyrunning, com passagens técnicas que exigem pequenas escaladas de grau II em ambientes de montanha, por vezes expostos, floresta e falésias costeiras. O contraste de paisagens naturais, aliados à grande biodiversidade e geodiversidade existente no percurso, fazem de Santana um dos locais mais espectaculares para a prática deste desporto de montanha.