Madeira

'Dendrobium Por do Sol no Funchal' é o nome de nova orquídea híbrida

Foto DR
Foto DR

'Dendrobium Por do Sol no Funchal' é "um novo híbrido criado e registado em honra da Região Autónoma da Madeira", anuncia uma nota enviada por Pedro Spínola, pós-graduado em Estudos Literários Culturais e Interartes e entusiasta de orquídeas e conselheiro de jardins na 'world best orchids'.

"Depois dos concelhos da Ribeira Brava, São Vicente, Calheta e Câmara de Lobos, é a vez do Funchal ver o seu nome eternizado numa orquídea", refere. "Registado e certificado pelo RHS (Royal Horticultural Society) no dia 13 de Junho de 2023, este é o fruto de um trabalho de dedicação, cuidados, pesquisa e muita espera e paciência", especifica.

Refere Pedro Spínola que "apesar de terem volvido apenas 3 anos desde a sementeira deste cruzamento e o seu registo, bastante pouco nos que às Orchidaceae diz respeito, é sempre uma corrida contra-relógio, uma vez que alguém, noutro lado do mundo, poderia estar a planear o mesmo projeto". Mas não, "o Funchal ganha assim a corrida e tem uma flor de tons quentes, dourados e que retratam, creio, o belo por do Sol sobre o Funchal".

E explica: "É uma planta muito vigorosa, muito fácil de cultivar e com porte semi-pendente, fazendo cair, em pompons, as suas hastes na parte apical das canas, fazendo jus, espero, à minha cidade natal."

Diz ainda que "o projeto e outras orquídeas e a sua relação com a madeirensidade podem ser acompanhadas na página de Facebook e Instagram 'Madeira Orchids'".

Pedro Spínola tem um longo historial neste projecto de dar mais orquídeas à Madeira como o DIÁRIO tem dado conta nos últimos anos.

São Vicente dá nome a nova orquídea de Pedro Spínola

'Dendrobium Charme de São Vicente' já foi registada no Royal Horticultural Society