Madeira

Madeira debate sucesso escolar e inovação pedagógica

foto DR/DRE
foto DR/DRE

O "2.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica", organizado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, decorre, 12 de Junho, das 09h00 às 13h00, no auditório da Escola da APEL.

"A iniciativa constitui-se como um espaço de divulgação e partilha de projetos e boas práticas do trabalho desenvolvido nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), no âmbito da promoção do sucesso escolar e inovação pedagógica", salienta uma nota de divulgação.

Refira-se que "o objetivo principal destes espaços de partilha e discussão é contagiar outros para juntos, adequar a cada realidade o percurso mais certo ao sucesso e usar os recursos que são possíveis à autonomia de cada escola para a sua implementação, sendo uma oportunidade de mais uma vez se promover e incentivar a criação ou continuidade de ofertas/programas e projetos para potenciar o desenvolvimento pessoal e o sucesso escolar dos alunos", explica.

Tendo em conta que "os projetos de promoção do sucesso escolar e as experiências de inovação que têm vindo a ser desenvolvidos são as melhores respostas que as escolas da RAM, no âmbito da sua autonomia e fruto de um trabalho profissional e responsável, com a participação dos seus atores (professores, técnicos de educação, pais, alunos e demais comunidade escolar), deram e continuam a dar ao desafio permanente da educação: possibilitar a todos os alunos a aquisição e desenvolvimento de saberes, competências e valores úteis, duradouros e de qualidade, suscetíveis de os colocar em posição favorável para enfrentar os desafios dos diferentes ciclos de vida que têm pela frente", sendo que este encontro teve a sua primeira edição a 2 de Março deste ano.

A propósito desta iniciativa que se realiza no final do ano lectivo, diz a SRECT que "esta aposta na qualificação da população escolar tem sido uma das apostas das políticas publicas de educação do Governo Regional para a sustentação de uma sociedade democrática, desejavelmente mais coesa, desenvolvida e justa". E, nesse sentido, "em trabalho conjunto com as escolas, foi criado um quadro normativo que conferiu a estas um conjunto de possibilidades pedagógicas e recursos humanos que tem permitido que as organizações escolares, de forma autónoma, num processo interno de reflexão e construção, possam fazer o que melhor sabem: tomar as medidas e estratégias educativas adequadas à diversidade do contexto escolar para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem de todos e de cada um", argumenta.

Refira-se que este "encontro será, também, um espaço de reflexão e debate livre, aberto e plural sobre os vários caminhos que as escolas vêm construindo. A participação ativa dos professores é, por isso mesmo, simultaneamente, uma garantia e uma condição essenciais para o sucesso de todos os alunos".

Refira-se que a sessão de abertura de uma longa manhã que também servirá de formação dos docentes, contando inclusive para progressão na carreira, contará com as presenças de Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Marco Gomes, director regional de Educação, padre Fernando Gonçalves, director geral da Escola da APEL e, ainda, Leonilde Olim, chefe de Divisão de Ação e Inovação Pedagógica. Vários docentes e responsáveis de escolas da região terão a oportunidade de mostrar os seus casos.

Outra agenda

09h00 - VIII Circuito Junta de Freguesia de Santo António, com início em frente ao prédio da junta de freguesia.

11h00 - Conferência de Imprensa Daniel Meneses e Duarte Câmara, sócios contestários do CD Nacional, na sala Jesuítas do Castanheiro Boutique Hotel, à Rua do Castanheiro, nº 31.

11h00 – Na ALRAM, haverá reunião de trabalhos da 5ª Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais.

11h30 - Apresentação das Festas do Concelho - SantaFaz 2023, no Salão Nobre da Autarquia Santa Cruz.

16h00 - PS-Madeira reúne-se com o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira, nas instalações deste organismo à Rua do Brasil, n.º 72, Bairro da Nazaré.

16h00 - CDU realiza Conferência no Sítio dos Rochões, Santo António da Serra, junto às instalações da CARAM-Centro de Abate da RAM.

18h00 - Jorge Carvalho, estará presente na cerimónia de abertura da Semana Regional das Artes 2023, no auditório do Jardim Municipal do Funchal.

21h15 – Terão lugar as Marchas de Santo António.

Efemérides

Estes são os principais acontecimentos registados na História no dia 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

1514 - Leão X cria a Diocese do Funchal, com a bula ‘Pro Excelenti Praeminentia’, a pedido de D. Manuel I, no contexto da expansão marítima portuguesa.

1665 - A cidade de Nova Iorque é submetida à lei inglesa.

1834 - É fundada a Associação Comercial de Lisboa, com núcleo de 277 empresários, e na sequência da extinção do antiquíssimo Regulamento dos Comerciantes de Lisboa e Porto (1293).

1875 - A figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na revista Lanterna Mágica.

1879 - Começa a publicação do jornal satírico "O António Maria", editado e dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro.

1901 - São criados os Serviços Centrais de Beneficência Pública, em Portugal.

1937 - A purga estalinista toma forma efetiva, depois da morte de velhos militantes bolcheviques em Janeiro, com a execução dos generais do Exército Vermelho acusados de alta traição.

1940 - II Guerra Mundial. Portugal e Espanha divulgam a declaração conjunta de neutralidade.

1944 - É suspensa a exploração de volfrâmio em Portugal.

- II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação ordenam o rapto de todas as crianças polacas, entre os 10 e os 14 anos, para trabalhos forçados.

1947 - Decorre a Conferência de Paris, para a Cooperação Económica Europeia com o objetivo de discutir a proposta do Plano Marshall, apresentada a 05 de junho pelo secretário de Estado dos EUA.

- O representante da ditadura de Oliveira Salazar na Conferência de Paris, Caeiro da Mata, assegura que "as felizes condições de Portugal fazem com que o país não precise de ajuda". Portugal acabou por receber 137 milhões de dólares entre 1948 e 1951.

1950 - Morre o historiador João de Freitas, fundador da Academia Portuguesa de História.

1952 - Nasce o compositor, musicólogo e maestro britânico Oliver Knussen, autor de "Where the Wild Things".

1958 - Início do surto grevista em Lisboa, Ribatejo, Alentejo e Algarve, num protesto à fraude que impediu a eleição de Humberto Delgado para a Presidência da República.

1964 - Nelson Mandela, líder da luta anti-apartheid na África do Sul, é condenado a prisão perpétua por "sabotagem".

1967 - O Supremo Tribunal dos EUA determina a nulidade das leis dos Estados do Sul que proíbem casamentos inter-raciais.

1975 - A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é condenada por corrupção e impedida de exercer cargos públicos durante seis anos.

1985 - Cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A adesão concretizar-se-ia a 1 de janeiro de 1996.

- A Espanha assina o Tratado de Adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE).

1987 - O ditador do antigo Império Centro-africano Jean-Bedel Bokassa é condenado à morte em Bangui.

- Ronald Reagan, 40.º Presidente norte-americano, pede ao líder soviético Mikhail Gorbatchev, num discurso em Berlim, para "derrubar o muro".

1989 - Entra em vigor a "Directiva-quadro" diretiva europeia sobre higiene e segurança no trabalho.

1990 - Morre, com 73 anos, o ator português Óscar Acúrsio Pereira.

- Delegações da Frelimo e da Renamo encontram-se pela primeira vez, no Malawi, para negociarem o fim da guerra de 15 anos.

1991 - 150 milhões de russos vão às urnas para as primeiras eleições presidenciais. Boris Ieltsin é eleito Presidente com 57,3 por cento dos votos.

1996 - Morre, com 78 anos, o escritor português Romeu Correia.

- Luiz Francisco Rebelo vence o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores.

2002 - Morre, aos 54 anos, o pintor Fernando Calhau, diretor do Instituto de Arte Contemporânea.

2003 - A assembleia dos ministros da Defesa da NATO acorda reduzir em 40% as bases militares da organização.

2004 - Abre o Euro 2004, com a derrota da equipa portuguesa perante a seleção grega.

2005 - A jornalista francesa Florence Aubenas e o guia iraquiano Husein Hanun são libertados no Iraque, após 158 dias de sequestro.

2006 - A equipa de investigadores da Universidade do Minho, liderada por Madalena Alves, vence o Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2006, com o conceito de "Reactor Anaeróbio de Manto de Lamas Invertido".

- Morre, aos 83 anos, Gyorgy Ligeti, compositor austríaco de origem húngara, nascido no atual território da Roménia, figura determinante da música europeia do século XX, autor da ópera "Le Grand Macabre", de "Lux Aeterna" e de vários "Nonsense Madrigals", entre outras obras.

- Encerra a maternidade de Elvas. As utentes passam a ser atendidas em Badajoz, segundo um protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha.

2007 - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, é acusado do crime de corrupção desportiva no âmbito das investigações do processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, em 2004.

- O antigo Presidente da autoproclamada "República sérvia de Krajina", na Croácia, Milan Martic, é condenado a 35 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos entre 1991 e 1995.

2008 - Os eleitores irlandeses rejeitam em referendo o Tratado de Lisboa, tendo o "não" obtido 53,4% dos votos e o "sim" 46,6%, segundo os resultados finais divulgados pela Comissão Eleitoral da Irlanda.

- Pequim e Taipei retomam o diálogo, suspenso em 1995, após a vitória na eleição presidencial em março do candidato do Kuomintang, Ma Ying-jeou, defensor de um estreitar dos laços com o continente, e que foi reeleito em 2012.

2009 - Eleições presidenciais no Irão. O Presidente cessante Mahmud Ahmadinejad vence à primeira volta, com 62,63 por cento dos votos, contra 33,75 por cento para o seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi, que alega "irregularidades" nas eleições.

- A proposta do Governo de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da educação pré-escolar para crianças de 5 é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

- A Assembleia da República aprova por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco novas cidades - Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul.

2010 - O Parlamento islandês, o Althingi, aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento "matrimónio neutral", entre pessoas do mesmo sexo  A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.

- O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR (LOw Frequency ARray: rede de baixas frequências), é inaugurado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda.

- Morre, com 88 anos, em Peniche, monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco emérito cuja ação social marcou o concelho durante mais de 60 anos.

2011 - O acampamento na Porta do Sol, em Madrid, começa a ser levantado, quatro semanas depois do início do protesto contra a atitude da polícia que tinha desalojado com violência vários elementos dos Indignados.

2012 - Morre, aos 78 anos, Elinor Ostrom, cientista política norte-americana da Universidade de Indiana distinguida com o Nobel da Economia em 2009.

2013 - O FMI analisa a sétima avaliação da 'troika' a Portugal e aprova o pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros.

- Morre, aos 116 anos, Jiroemon Kimura, japonês reconhecido pelo livro Guinness de Recordes como a pessoa mais velha do planeta.

2014 - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anuncia que o Governo abdicou de "receber o último reembolso do programa" por não querer solicitar "uma nova extensão que reabrisse o programa com a 'troika'".

- O Governo aprova uma proposta de lei para reintroduzir temporariamente os cortes entre 3,5% e 10% aplicados aos salários do setor público superiores a 1.500 euros introduzidos em 2011 e que vigoraram até 2013.

- Jogo de abertura do Mundial2014 de futebol, em São Paulo. Dois golos de Neymar, o segundo na sequência de uma grande penalidade polémica, e um de Oscar dão ao Brasil a vitória sobre a Croácia por 3-1.

- Morre, com 91 anos, a atriz norte-americana Ruby Dee.

2016 - Um tiroteio num clube em Orlando, nos EUA, o pior na história do país, provoca 50 mortos e mais de 53 feridos. O autor dos disparos, Omar Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, morre durante a troca de tiros. O grupo extremista Estado Islâmico reivindica a autoria, no dia seguinte, dizendo ter sido cometido por um "soldado do califado".

2017 - Morre, aos 80 anos, em Lisboa, Durval Moreirinhas, músico e compositor que acompanhou nomes como Amália Rodrigues e José Afonso, apontado como um dos "históricos" da canção de Coimbra.

2018 - A cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte tem início, em Singapura. Os dois líderes assinam "um importante e detalhado documento", segundo Donald Trump, que vai permitir ao "mundo ver uma grande mudança", sublinha Kim Jong-un.

- O avançado Rúben Ribeiro torna-se no sétimo futebolista do Sporting a apresentar o pedido de rescisão de contrato com o clube, alegando justa causa, após as agressões na Academia de Alcochete.

2019 - Uma nova manifestação, em Hong Kong, contra a lei da extradição fica marcada por confrontos violentos com a polícia, que causam mais de 100 feridos e pelo menos 11 detenções.

2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto-lei do Governo que consagra a eleição indireta dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

- Entra em vigor em Hong Kong a polémica lei do hino nacional chinês, que pune quem insultar a "Marcha dos Voluntários" com pena de prisão até três anos, após a sua aprovação em 04 de junho.

2021 - O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020 de futebol, é interrompido aos minutos 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado.

Este é o centésimo sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 202 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"Sendo o cómico a intuição do absurdo, ele afigura-se-me mais desesperante do que o trágico". Eugene Ionesco (1912-94), dramaturgo de origem romena.