Madeira

Madeirenses divididos quanto ao IVA 0

None

O DIÁRIO e TSF – Madeira estiveram em duas superfícies comerciais do Funchal no primeiro dia em que quase meia centena de produtos passaram a estar isentos de IVA.

A maioria dos consumidores madeirenses afirmam que não notaram qualquer diferença no preço das compras efectuadas, onde se inclui alguns dos bens que fazem parte da listagem determinada pelo Governo da República. O IVA 0 entrou hoje em vigor e mantém-se até 31 de Outubro.

“Eu acho que eles subiram mais os preços e o IVA ficou anulado. Não notei diferença nenhuma”, disse Sílvia Camacho à nossa reportagem. Cristina Marques é da mesma opinião e ainda reforça: “Qual é a diferença um cêntimo ou dois numa compra? Não é nada.”

José Furtado, outro cidadão é da opinião que o preço anterior deveria de estar exposto, de forma que o comprador conseguisse ter uma ideia da diferença.

A opinião dos consumidores acaba por se diversificar um pouco. José Fernandes afirma que sentiu “uma mudança” nos preços dos produtos, sendo que quando foi questionado, não conseguiu enumerar esses artigos: “Nota-se diferença. Não é muito, mas já se começa a ver, especialmente nos artigos básicos, como massas e ovos”. Manuel Conceição disse, por seu turno, que esta medida pecava por já vir tarde.

No dia em que o IVA 0 entrou em vigor a Autoridade Regional das Actividades Económicas (ARAE) esteve a fiscalizar a materialização da medida junto das grandes superfícies. Até ao final da manhã a fiscalização da ARAE não detectou qualquer irregularidade, segundo apuramos.