DNOTICIAS.PT
Madeira

PSD propõe audição à GESBA "para fazer balanço" e "perspectivar o futuro" do sector da banana

None

O Grupo Parlamentar do PSD visitou, hoje, as instalações do Centro de Processamento da Banana, em São Martinho.

Rui Marques, porta-voz da iniciativa, disse que "chegou à altura de fazer um balanço à atividade da GESBA, analisar o modelo actual e perspectivar o futuro, tendo em atenção as necessidades e também as exigências do sector". Para esse efeito, revelou que os deputados social-democratas darão entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um requerimento de audição parlamentar.

O deputado considera que, "apesar do modelo aplicado na GESBA, desde 2008, ter trazido resultados bastante positivos, com a Banana da Madeira a ser valorizada em 144%, em 2022, é necessário fazer-se uma antevisão dos anos vindouros, onde novos desafios como o da sustentabilidade dos recursos naturais, fortemente afectados pelas alterações climáticas, e o do desenvolvimento territorial assente na modernização da produção, estarão patentes".

"Estamos na altura certa, porque temos um novo mandato, temos uma nova Secretária que tutela esta área, e temos também um novo quadro comunitário, que vai permitir novos investimentos e uma modernização do sector", sustentou Rui Marques, ao anunciar que o Grupo Parlamentar do PSD propõe uma audição à GESBA "para analisarmos o setor, para debatermos o futuro e os desafios que temos pela frente".

Esta audição pública permitirá, ainda, conforme declarou o deputado, "que todos possam conhecer melhor a GESBA, as suas dinâmicas e a sua atividade, pois a GESBA existe para todos os bananicultores e para a Madeira".

Para o PSD, o foco é "assegurar a sustentabilidade desta actividade", garantindo “não só a valorização do produto, mas também o aumento do rendimento dos produtores". Esta é "uma premissa fundamental para se alcançar um setor mais forte, mais coeso e mais motivado", reforçam os social-democratas.

O Grupo Parlamentar do PSD acredita que, apenas através da modernização e da adaptação às novas realidades, é possível alcançar uma maior sustentabilidade no sector da banana, mais qualidade no produto, mais rendimento disponível para os produtores, bem como a consolidação do mercado português e a procura de novos nichos económicos.