DNOTICIAS.PT
Comunidades Madeira

Club Madeirense na África do Sul ajuda 150 crianças

None

O Club Madeirense na África do Sul criado há 7 anos organizou uma acção solidária para crianças carenciadas e órfãos em Joanesburgo. Ao todo foram mais de 150 jovens vulneráveis, perfeitamente identificadas em situação de risco que beneficiaram de ajuda alimentar, bem como de material escolar  fornecido pela instituição portuguesa, constituída maioritariamente por empresários, muitos dos quais de origem madeirense.

“Este é o segundo ano consecutivo que realizamos esta acção benemérita, uma forma de ajudar as crianças da comunidade, independentemente da raça ou cor. O objectivo é colaborar, ajudar e minimizar problemas que têm”, começou por explicar José Aguiar, dirigente e porta-voz dos membros da direcção, que reconhece as enormes dificuldades sociais que milhares de jovens atravessam.

“Temos a noção que a pobreza está aumentar e sabemos a importância da nossa contribuição, que é pequena, mas é também significativa porque representa muito para quem vive no estado social, como é a maioria destes casos a quem prestamos o nosso apoio”, expressou desde a capital económica da África do Sul, um país que apesar da sua pujança económica tem vindo a dar sinais de crise social com taxas elevadas de desemprego.

Natural da Ponta do Sol, dos Canhas, há largos anos na África do Sul, José Aguiar revela que a comunidade portuguesa continua empenhada em contribuir na medida do possível estabelecendo parcerias com a classe empresarial bem sucedida: “O que temos feito é no fundo acções de angariação de fundos para depois fazer chegar essas ajudas a quem necessite. Já fizemos para quem estava doente e noutros casos mais urgentes”. 

Para isso, explica que o Club está organizado em 17 grupos de 4 pessoas que à vez vão fomentando eventos de cariz solidário, uma dinâmica que na opinião do dirigente está a correr bem.