DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Casa da Cultura de Câmara de Lobos recebe exposição de presépios '(Re)nascimento'

None

Organizado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos  é inaugurado no próximo dia 12 de Dezembro, pelas 19h00, "uma nova exposição, inserida no programa natalício 'A Festa', intitulada '(Re)nascimento', de Lúcia Fragoeiro. A mostra de presépios ficará patente na Casa da Cultura de Câmara de Lobos até 12 de Janeiro de 2024", informa uma nota da autarquia.

Assim, explica, "'(Re)nascimento' de Lúcia Fragoeiro é uma exposição temática de Natal, na qual a artesã e colecionadora compartilha sua paixão por presépios. Na mesma, poderá conhecer a sua coleção de aproximadamente 500 miniaturas, sendo metade adquirida em diversas localidades que visitou e a outra metade elaborada pela mesma, utilizando uma variedade de materiais recolhidos na natureza".

Reforçando, explica que "o método de confeção de miniaturas de presépios de Lúcia Fragoeiro dá primazia à reciclagem, dando uma nova vida a materiais reaproveitados e em fim de vida, como calhaus, sementes de plantas, escamas de peixe, palha de milho, troncos, cascas de árvores, pedrinhas, lâminas, cascas de lapas, conchas, peças de relógios inutilizados, cápsulas de café, lápis, aparas, peças de canetas, entre outros. O foco está sempre na criação de presépios em pequenas dimensões".

A artesã "explica que o título da exposição, '(Re)nascimento', reflete o duplo significado subjacente ao seu processo de trabalho, baseado no reaproveitamento, reciclagem e associado ao espírito natalício: Renascer, Renascimento e Reviver".

E conclui a nota que "um dos objetivos fundamentais desta exposição é sensibilizar os visitantes para questões ambientais e promover o reaproveitamento de materiais como uma filosofia de vida, refletida nos valores humanos transmitidos pela Família de Nazaré representada no presépio".