DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

'Foto Figueiras – Reminiscências de Outrora' é a exposição que pode ver no Museu de Fotografia da Madeira

None

O Museu de Fotografia da Madeira inaugura, no dia 19 de Dezembro, pelas 17h30, a exposição temporária 'Foto Figueiras – Reminiscências de Outrora'. A Foto Figueiras foi fundada em 1930 por António Gomes Figueira e Carlos Melim, começando por ser uma loja de artigos fotográficos, mas que, rapidamente, expandiu a sua actividade como estúdio de captação de imagem.

O facto de estar localizada no Largo das Fontes, próximo do terminal das carreiras de autocarros provenientes das zonas rurais, permitiu que fossem muitos aqueles que aproveitassem para “tirar o retrato” neste estúdio.

A 27 de dezembro de 1989, o estúdio encerra ao público e o Governo Regional da Madeira, através do então Photographia – Museu “Vicentes”, adquire o espólio fotográfico do mesmo. Por isso, esta mostra reúne 52 fotografias, desafiando o visitante a realizar um exercício de memória, contrapondo as imagens que identifica ao longo do circuito expositivo com a actualidade.

Esta actividade pode ser feita recorrendo aos códigos QR que estarão disponíveis ao longo do percurso expositivo. "As semelhanças e diferenças que encontrará estarão sempre associadas a vivências, a ações ou a episódios que fizeram parte da História da Madeira. Será possível observar referências a actividades e ofícios que se perderam no tempo, ruas que deram lugar a avenidas, construções que surgiram e outras que desapareceram, margens que se afastaram ou se aproximaram", refere nota à imprensa.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, diz ser mais um momento importante na “divulgação de ‘retratos’ da nossa história individual que nesta exposição abrange o coletivo. São estes fragmentos que nos definem culturalmente e nos tornam únicos”.

A este projecto expositivo do MFM-AV denominado Contraponto, foi atribuído o valor de 5.091,88 euros contemplado no Promuseus 2023, o Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus que tem por objetivo incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público.