DNOTICIAS.PT
Orçamento Regional Madeira

Iniciativa Liberal insiste na redução dos impostos no Orçamento para 2024

Morna critica redução serena ao longo dos mandatos, dizendo que o Governo Regional tem margem para mais

None

O deputado da Iniciativa Liberal, Nuno Morna, foi recebido, esta tarde, pelo secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, no âmbito das audiências prévias com vista à elaboração da proposta de Orçamento Regional para 2024. Foi o terceiro e último partido da ronda que iniciou esta segunda-feira e segue até quinta-feira, quando serão auscultados o PS e o PSD.

“As nossas propostas são aquelas que apresentamos ao longo destes seis anos de existência. Baixar os impostos, fazer com que o orçamento seja o mais explicado possível, seja o mais transparente possível, seja o mais virado para as pessoas possível”, disse o parlamentar à saída da reunião, dizendo que as linhas gerais mostram algumas diferenças naquilo que é a postura fiscal.

“O Governo da Região entende que a baixa dos impostos, que é uma coisa que nós liberais temos como cavalo de batalha, se assim se pode dizer, deve ser feita muito progressivamente, muito calmamente, muito serenamente ao longo dos mandatos. Nós achamos que a redução dos impostos deve ser feita como foi feita nos Açores, reduzindo 30% no IVA e no IRS, uma vez que na Madeira o IRC já está com essa redução”.

Nuno Morna pretende ainda que esta redução dos 30% possa chegar às taxas liberatórias. Uma redução junto das pessoas que investem. O que no caso dos recibos verdes poderia levar ao pagamento à cabeça de apenas 17%. “Seria muito importante este tipo de acção em termos orçamentais”, apontou.