DNOTICIAS.PT
Madeira

Nacionalidade venezuelana é a predominante na migração na Madeira

Agência de Migrações nota crescimento da fixação de indivíduos provenientes da Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Maldivas, Butão e Nepal

None

No Palácio de São Lourenço, o representante da República para a Região, Ireneu Cabral Barreto, recebeu na tarde desta terça-feira, em audiência, o responsável da Agência para a Integração Migrações e Asilo e o Coordenador Superior de Investigação Criminal, César José Inácio.

Em declarações ao DIÁRIO, o responsável da Agência referiu que a migração é notória e evidente para quem anda na rua e, nesse sentido, tem existido “um fluxo em crescendo nos últimos cinco anos” de população estrangeira residente na Região. No que toca às nacionalidades predominantes, César José Inácio contou que tendo em conta a relação que a Madeira tem com o país, a origem venezuelana é aquela que tem mais destaque.

No entanto, o responsável da Agência para a Integração Migrações e Asilo acredita que se vai perder essa predominância porque “à medida que o tempo vai passando muitos cidadãos venezuelanos, ou luso-venezuelanos, vão adquirindo a nacionalidade portuguesa e os seus filhos já têm a nacionalidade portuguesa”.

Para além da origem venezuelana, o número de pessoas provenientes do Brasil tem crescido, assim como de indivíduos de nacionalidade inglesa e alemã. Actualmente, César Inácio destaca a chegada e fixação de outras nacionalidades. “Está a surgir, como em todo o território nacional, a fixação de cidadãos de origem indostânica - Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Maldivas, Butão e Nepal”, indicou.

Relativamente à situação de conflito Rússia - Ucrânia, disse que tiveram “um número crescente no ano passado, quando se desencadeou a guerra”, mas agora está “equilibrado e sem grandes alterações”. Já sobre o conflito Palestina-Israel, ainda não há notícias nem números, mas receber pessoas desses países é uma possibilidade.

Esta notícia foi elaborada pela estagiária Bruna Jardim, com supervisão do editor-executivo Ricardo Duarte Freitas