DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

Victor Freitas recorda os dados que mostram que 25% dos madeirenses "vivem no limiar da pobreza"

None

"Um em cada quatro madeirenses vive no limiar da pobreza, isto não é um orgulho para ninguém", afirmou Victor Freitas, numa intervenção em que recordou os indicadores que colocam a Madeira "na cauda de Portugal".

O líder parlamentar socialista recordou as sucessivas maiorias absolutas do PSD, depois com o CDS e agora também com o PAN, com "paz social, milhões e milhões de fundos europeus, verbas do Orçamento de Estado como nunca e todos os impostos gerados na Madeira a ficarem nos cofres do Governo Regional".

No entanto, alerta, os números apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Direcção Regional de Estatística mostram que "o poder de compra mais baixo do país é na Madeira". No salário médio, no todo nacional é de 1.438 euros e, na Madeira, é de 1.349 euros. A taxa de pobreza nacional é de 17% e, na Madeira, é de 24,8%. Contas feitas, são cerca de 66 mil madeirenses que vivem com menos de 551 euros mensais.

O PS defende uma redução substancial de impostos, nomeadamente no IVA e no IRS, com a aplicação do diferencial de 30% em todos os escalões.

Terminou comentando uma intervenção do presidente do Governo Regional em que Miguel Albuquerque disse que a classe média madeirense é penalizada. Victor Freitas perguntou o que tem feito Albuquerque para apoiar essa classe média.