DNOTICIAS.PT
Madeira

Resultados de projecto sobre flora da Madeira e das Selvagens serão divulgados terça-feira

None
Foto arquivo

No próximo dia 28 de Novembro, realiza-se a Jornada de Divulgação de Resultados do Projecto MACFLOR2, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. Durante o evento serão apresentados os resultados do projecto e os conteúdos desenvolvidos, bem como os contributos do MACFLOR 2 para o conhecimento da flora dos Arquipélagos da Madeira e Selvagens.

O Projecto MACFLOR 2 - Atlas de Biologia Reprodutiva da Flora Macaronésia teve início em Janeiro de 2020, com uma duração de três anos, e resulta da parceria entre três entidades: o Jardín Botánico Canario 'Viera y Clavijo' (parceiro coordenador), a Universidade da Madeira, através do Grupo de Botânica da Madeira, e a Universidade do Açores, através do CIBIO-Açores, Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e da Fundação Gaspar Frutuoso, com a finalidade de pesquisar os sistemas sexuais (SS) e os sistemas de auto-incompatibilidade (SI) em plantas endémicas da Macaronésia.

O MACFLOR 2 baseou-se no estudo dos modelos reprodutivos, importantes para a avaliação do sucesso reprodutivo populacional e no estudo da morfologia floral de algumas espécies endémicas emblemáticas. Além dos aspetos relacionados com a biologia floral foi também estudada a variabilidade genética populacional de algumas espécies raras e protegidas.

"Antecipa-se que os resultados do projecto possam ser de grande utilidade na escolha das melhores estratégias de gestão e conservação de espécies raras e ameaçadas, seja no seu habitat natural seja noutros espaços como jardins onde por vezes se podem encontrar indivíduos ou conjuntos de indivíduos de importância crucial", destaca a UMa em comunicado de imprensa.

O projecto Macflor2 contribuiu também "para um melhor conhecimento da biologia floral de espécies macaronésicas até aqui pouco conhecidas", acrescenta a mesma nota, dando conta que está ainda prevista a produção de um atlas relativo à morfologia e biologia floral das espécies estudadas.

A sessão de abertura da jornada está marcada para as 15 horas e será presidida pelo reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes. Estarão igualmente presentes, o professor Miguel Sequeira, da Faculdade de Ciências da Vida/Grupo de Botânica da Madeira, bem como Rosa Febles, do Jardín Botánico Canario Viera y Clavijo, Cabildo de Gran Canaria.