DNOTICIAS.PT
Madeira

955 crianças imunizadas na Madeira contra bronquiolites e pneumonias

A campanha de vacinação contra o VSR teve início a 1 de Novembro e abrange todos os bebés com menos de um ano

None
Foto Arquivo/DR/SRS

Desde o dia 1 de Novembro até ao passado domingo, foram imunizados, na Madeira, 955 bebés contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causa mais comum de doença das vias respiratórias inferiores até aos cinco anos de idade. Entre os diagnósticos mais comummente associados ao VSR temos as bronquiolites e as pneumonias virais.

De acordo com a Direcção Regional da Saúde (DRS), a maioria das crianças vacinadas tinha menos de três 3 de idade, sendo que 96 foram imunizadas nos 2 primeiros dias de vida e 214 antes de completarem vinte dias de existência; 576 bebés tinham entre 1 e 3 meses quando foram vacinados e 52 já tinham entre 3 e 8 meses.

Como revelou a DRS, foram imunizados bebés de todos os concelhos da Região, sendo que o Funchal (433), Santa Cruz (144) e Câmara de Lobos (131) agregam a maioria dessas crianças. No sentido oposto, Porto Moniz (4), São Vicente (13) e Porto Santo (15) estão entre os que têm menos crianças imunizadas, por força de serem, também, as que registam menos nascimentos.  

A mesma fonte nota que 838 crianças foram vacinadas nos centros de saúde, enquanto 177 receberam o fármaco nas unidades hospitalares.

A Madeira foi pioneira na imunização dos bebés contra o vírus sincicial respiratório (VSR), processo que teve início no dia 1 de Novembro. O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, adquiriu, para o efeito, 2.400 vacinas, num investimento superior a 500 mil euros, conforme anunciado pela tutela. 

No ano passado (época 2022/2023), mais de 65% dos 782 casos de infecção respiratória aguda identificada em crianças tiveram confirmação laboratorial de infecção por VSR. Desses casos, quase 56% das crianças tinham menos de 3 anos de idade.

Além disso, metade das 53 crianças internadas com menos de 2 anos de idade, com diagnóstico de infecção respiratória aguda baixa, tinham como causa da doença uma infecção por VSR.

Este conjunto de factores, no entender das autoridades de saúde regionais, seguindo orientações internacionais, levou à decisão de optar pela imunização de todos os bebés nascidos na Madeira que ainda não tiveram contacto com o VSR e que vão viver, agora, o seu primeiro Inverno.