DNOTICIAS.PT
Alterações Climáticas Madeira

"Sem a sustentabilidade as empresas vão definhar a prazo"

A declaração foi proferida por Pedro Amaral Frazão, no seminário sobre economia circular e sustentabilidade, que decorre no Museu da Casa Luz

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

No painel ‘Investimento Sustentável e Financiamento Sustentável’, do seminário 'Madeira Circular, Modelos e Estratégias Circulares nas Empresas', Diogo Almeida, representante da Systemic - empresa consultora em sustentabilidade, afirmou que nós, enquanto sociedade, "estamos a falhar no combate às alterações climáticas".

"As emissões de gases com efeito de estufa continuam a aumentar (...) se continuarmos assim, em breve, no ano 2100, vamos atingir os 3ºC", frisou o orador, elucidando em seguida o trabalho que a sua empresa realiza e a forma como a mesma contribui para a Economia Circular.

Já na intervenção sobre Empresas Responsáveis, Pedro Amaral Frazão, membro da direcção da Grace e administrador do Grupo Sousa, referiu que a sustentabilidade e a educação para a mesma passa, essencialmente, por "imprimirmos nas novas gerações a consciência de que a sustentabilidade a todos nós cabe".

Depois de fazer uma breve explanação sobre a missão da empresa Grace, " que ajuda todas as suas cercas de 300 empresas associadas nos caminhos da sustentabilidade", Pedro Amaral Frazão realçou que actualmente a grande diferença no sector empresarial prende-se que as diversas empresas, além de procurem inevitavelmente o lucro, também têm na sua estratégia de negócio "de passar a lente da sustentabilidade, para que nas componentes ambiental, social e de governança, as coisas possam correr bem de acordo com aquilo que são as necessidades do Planeta".

Isto acontece porque sem a sustentabilidade as empresas vão definhar a prazo Pedro Amaral Frazão, administrador do Grupo Sousa

Por fim, o administrador do Grupo Sousa destacou ainda que a alteração dos hábitos de consumo estão a fazer com que as empresas "estejam a reinterpretar a forma como fabricam os seus produtos e como os fazem chegar aos seus consumidores".

"Deixo o desafio de começarmos a alterar os nossos consumos de hábitos em casa e transmiti-los aos nossos filhos", finalizou.

No painel dedicado à ‘A implementação da economia circular nas empresas’, Nuno Freitas, representante da Empresa de Cervejas da Madeira, salientou que a "cervejeira 100% portuguesa foi a primeira a nível nacional a ser certificada em termos ambientais.

Falando em casos concretos da defesa da economia circular na instituição, o gestor salientou que desde 2013 que todas as garrafas de vidro comercializadas pela ECM são retornáveis. "Não há nenhuma que se deita fora", afirmou.

Em 2022 reutilizamos 22 milhões de garrafas Nuno Freitas, Empresa de Cervejas da Madeira

Além disso, outra das medidas que a ECM tem em prol da sustentabilidade diz respeito à instalação de 3 mil painéis fotovoltaicos, que correspondem a uma área total de 5.500 metros quadrados, "sendo esta a segunda instalação de produção de energia solar eléctrica mais potenta da ilha da Madeira", e que permite "garantir 25% das necessidades energéticas" da empresa.

Por fim, no último painel do seminári, dedicado à ‘Mudança de Paradigmas e experiência pessoal’, o jovem Thiago Gomes, do projecto Startup BioReboot, vencedor de vários prémios de empreendedorismo, partilhou a sua experiência pessoal, alertando sobretudo para a consciência ambiental.

"A economia circular não é só gerir resíduos. Eu vejo a economia circular como um grande sistema em que tudo está conectado", disse, explicando que por isso, juntamente com esta temática, também é importante abordarmos a reciclagem. "Cabe-nos a todos, mas sobretudo aos jovens, porque somos nós que vamos agarrar este carro. Nós jovens temos que agarrar isto com as duas mãos", disse, terminando por dizer que a grande chave da economia circular é "fazermos as escolhas certas".

"É possível mudar, mas tem que ser um trabalho diário, constante, e em que todos têm que estar envolvidos", concluiu.

A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, através da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas realiza, esta tarde, o Seminário 'Madeira Circular, Modelos e Estratégias Circulares nas Empresas', no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal, no qual o principal objectivo passa promover a adopção de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, sensibilizando e capacitando diferentes públicos alvo.