DNOTICIAS.PT
Desporto

Francisca Jorge entra a vencer no Madeira Ladies Open

Fotos Nuno Rodrigues (Sterna) Ver Galeria
Fotos Nuno Rodrigues (Sterna)

A campeão nacional Francisca Jorge juntou-se a Ana Filipa Santos como a segunda portuguesa a marcar presença nos oirtavos-de-final do Madeira Ladies Open que está a ter lugar nos courts da Quinta Magnólia. 

Não era o cenário inicial mas acabou por ser relevante para a tenista portuguesa na estreia da prova madeirense que volta a integrar o circuito da Federação Internaiconal de Ténis (ITF).

Com o abandono por lesão da canadiana Marina Stakusic, claramente uma das favoritas ao título nesta 4.ª edição do Madeira Ladies Open, foi chamada a jogo a 'lucky loser' romena Stefania Bojica para medir forças com a n.º 1 portuguesa.

Com um início de encontro auspicioso, a jogadora lusa foi obrigada a estar atenta e a aplicar-se para levar de vencida a sua oponente, fechando o encontro por 6-3 e 6-1. 

Ainda em relação às portuguesas, no dia de ontem Inês Murta veio a ficar pelo caminho, na primeira ronda. A algarvia não teve 'andamento' para Francesca Curmi, de Malta, que cedeu apenas dois jogos, vencendo por um duplo 6-1.

No que concerne à jornada de hoje, esta veio a ser recheadas de algumas surpresas, com destaque para a primeira cabeça-de-série, a australiana Arina Rodionova, ao ser eliminada  prematuramente muito por culpa da excelente exibição da sua adversária, a qualifyier de 18 anos Elena Pridankina. Sempre por cima no marcador e com uma entrada avassaladora, Pridankina venceu por claros 6-2 e 6-2, assumindo-se, agora, como uma jogadora a ter em conta para o que falta disputar do evento madeirense.

Também a grega Valentini Grammatikopoulou, terceira jogadora mais cotada, 'caiu' ante a suíça Valentina Ryser, por 6-2 e 6-3, enquanto a  búlgara Gergana Topalova, sexta cabeça-de-série, também se despediu do Funchal, e a responsável pela curta estadia veio a ser britânica Emilie Lindh, que venceu por 1-6, 6-2 e 6-3.

Já a belga Marie Benoit, sétima pré-designada, também não encontrou argumentos para levar de vencida Anastasia Kovaleva, com a jogadora proveniente da fase de qualificação a triunfar por 6-4 e 6-2.

Segura esteve Harmony Tan. A francesa, quinta favorita, foi mais forte do que a sua compatriota Yasmine Mansouri, a qual bateu por 6-2 e 6-4.

Num dos encontros mais equilibrados do dia, Alina Charaeva superioriou-se a  Silvia Ambrosio, por 5-7, 6-2 e 6-3.

Francisca e Matilde Jorge eliminadas da prova de pares.

Na competição de pares as irmãs Francisca e Matilde Jorge entraram hoje nos courts, como cabeças de série n.º 1 bem como com o intuito de revalidar o título alcançado em 2022. 

Contudo as portuguesas seriam eliminadas na primeira ronda.

Frente à dupla composta pela britânica Emilie Lindh e a romena Stefania Bojica, as jogadores vimaranenses viriam a perder por 6-2 e 7-6 (4).

Muito longe das suas habituais exibições, as melhores tenistas portuguesas desta variante estiveram sempre por baixo do marcador, pouco reativas e menos bem na reação aos erros que foram bastantes.

Resta Inês Murta, com a única portuguesa ainda em prova, onde faz dupla com a francesa Yasmine Mansouri. 

O terceiro dia de competição arranca amanhã logo pelas 11 horas nos courts principais da Quinta Magnólia.