DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Biblioteca de Machico recebe escritor Francisco Lobo Faria

None

A biblioteca Francisco Álvares de Nobrega em Machico recebe hoje o escritor madeirense, Francisco Lobo Faria, para uma apresentação do seu livro infando-juvenil 'Mariana e o Gato Mágico', pelas 15 horas.

A iniciativa cultural onde o escritor apresentará o seu primeiro livro infanto-juvenil contará com a presença dos alunos do 3 e 4 anos do 1.º Ciclo da escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa.

O objectivo do encontro é dar a conhecer novas obras literárias aos alunos, trazendo assim os autores que produzem obras literárias infanto-juvenil.

O autor, Francisco Lobo Faria, nasceu na Ponta do Sol, Madeira, em 1993. Durante todo o seu percurso escolar, não se afastou da arte de representar e manteve ligação ao teatro.Depois de concluído o curso na Escola Superior de Teatro e Cinema, tem trabalhado profissionalmente em teatro e cinema, desempenhando o papel de dramaturgo, actor e encenador.

Desenvolveu um percurso nas artes no qual se destacam os espectáculos de teatro da sua autoria e encenação, 'Na Penumbra do Vazio' (2009) e '(Im)Próprios' (2011), os trabalhos como actor no teatro, desde, o contexto escolar até ao primeiro espectáculo profissional em 'Doce pássaro da Juventude' (2015) com os Artistas Unidos, numa encenação de Jorge Silva Melo e na televisão e cinema em 'Ethernity and a Day' (2016), 'Feiticeiro da Calheta' (2017) e 'Abandonados' (2022). Destacam-se também os projectos que encabeçou como realizador, começando com uma curta-metragem experimental 'Vem comigo' (2012) e terminando na sua recentemente estreada longa-metragem 'Posso olhar por ti' (2022).

Como autor, Francisco Lobo Faria, publicou o seu primeiro livro de poesia 'Ser' em 2016, pela a editora Esfera do Caos e o livro infando-juvenil 'Mariana e o Gato Mágico', em 2019 pelas editora Esgotas.

Conta no seu currículo com inúmeros prémios e distinções como 'Melhor Elenco Jovem' da sua primeira longa-metragem, no TITAN Internacional Film Festival, em Sidney, e ´Melhor Longa-metragem Internacional` no GLIFF, Golden Lion Internacional Film Festival, em Calcutá. O filme 'Posso olhar por ti', do realizador Francisco Lobo Faria , foi a primeira produção cinematográfica madeirense premiada internacionalmente.