DNOTICIAS.PT
Madeira

Mayor de Jersey viu documentos originais sobre a emigração madeirense no Arquivo Regional

Esta manhã, Pedro Calado acompanhou a vista do Mayor de Saint Helier ao Arquivo e Biblioteca Regional da Madeira na qual foram apresentados alguns documentos sobre a emigração madeirense mas um documento do Estatuto Autonómico em vigor das Ilhas do Canal pedido em 1975 pelo Governo Civil do distrito do Funchal. A razão da visita versou sobre a cooperação das diversas instituições quer da Região quer de Jersey para a realização do futuro estudo inédito" sobre a história da emigração madeirense e avaliar os seus efeitos.  

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, disse ao DIÁRIO que a importância desta visita do Mayor de Saint Helier ao Arquivo e Biblioteca Regional da Madeira é histórica e cultural. O facto de ver "in loco" documentos originais do Consulado Portugues em Jersey da década de 40 e 50 (do século passado) onde está registado uma parte significativa e importante até do relacionamento que sempre existiu entre a Madeira e Jersey ao nível documental.  “São estes arquivos que são muito importantes para manter e preservar e  para as novas gerações perceber mais sobre a nossa história e entender como chegamos até o dia de hoje. Para nós é uma honra e uma satisfação ter o Mayor de Saint Helier connosco, e ainda por cima, um professor que conhece e tem gosto pela  história e literatura," frisou Pedro Calado.

Pedro Calado salientou o investimento que Região fez no Arquivo e Biblioteca Regional

O autarca do Funchal, Pedro Calado que acompanhou a vista do seu homologo de Saint Helier salientou que foi importante mostrar o investimento que a Região tem feito nesta área de Arquivo, desenvolvimento e preservação deste manancial cultural. Também vamos aproveitar este estudo que vamos fazer com o investigador Duarte Mendonça sobre a emigração madeirense em Jersey e  este acervo documental será importante para esse estudo. 

Documento do Estatuto político administrativo de Jersey "inspirador" para o da  Madeira

Já o diretor do Arquivo  e da Biblioteca Regional da Madeira, Rui Mota explicou  quanto ao documento do Estatuto Autonómico das Ilhas do Canal,  foi enviado para a Madeira e presume-se que fosse , no âmbito da preparação do Estatuto Político Administrativo da Madeira e que entrou em vigor a partir de 1976. 

“É evidente que a partir destes materiais documentais que houve aqui pelo menos uma referência, eventualmente uma inspiração, mas teremos de ter um estudo mais circunstanciado sobre assunto, mas um contributo de Jersey  da relação Madeira e Jersey para efeitos de cristalização e fixação do Estatuto Político Administrativo da Madeira que entraria em vigor um ano depois em 1976” adiantou  Nuno Mota. 

Mayor de Jersey impressionado com Arquivo e Biblioteca da Madeira

O Mayor de Saint Helier, Simon Crowcroft, disse que não estava à espera de ver um arquivo e  biblioteca com aquelas dimensões e com diversas áreas num mesmo espaço. À medida que a visita ia ocorrendo, o autarca mostrou-se impressionado, desde das salas de consulta, a salas de restauro e conservação de documentos e livros e da área da  digitalização."É importante preservar esses documentos e preservá-los pois são importantes para estudo e para história ", salientou Simon Crowcroft. Adiantou ainda que é importante esta cooperação entre o Arquivo e Biblioteca Regional da Madeira e para o Arquivo de Jersey partilhar informação. Será importante para o futuro estudo sobre a emigração madeirense que o investigador Duarte Mendonça vai realizar.