DNOTICIAS.PT
Madeira

Horas extra do Parque do Campo da Barca e circuito único temporário salvam CCIF

O público tem aderido. O sentido único será só em casos extraordinários. Grande prova está prevista para 14, 15 e 16 de Dezembro

None Ver Galeria

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) contornou o problema da falta de estacionamento do Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF) com recurso ao alargamento e abertura extraordinária quando necessário do Parque de Estacionamento do Campo da Barca. Está ainda a ser considerada em caso de eventos que reúnam multidões a gestão do trânsito na zona em circuito, num único sentido, com a ajuda da Polícia de Segurança Pública, revelou Bruno Pereira, vereador da CMF com os pelouros das Obras Públicas, Mobilidade Urbana e outros. A grande prova será em Dezembro com os concertos The Gift – Coral que colocará no palco do auditório a banda nacional e o Coro de Câmara da Madeira.

A ideia era criar um circuito à volta do CCIF num único sentido, facilitando a fluidez na zona, mas a existência de uma empresa que opera com contentores e camiões impossibilitou esta opção, mantendo-se na rua traseira, a Rua do Matadouro, os dois sentidos.

Para facilitar o estacionamento, caso de eventos nocturnos o Município optou por responder com a abertura alargada e ao fim-de-semana com a abertura mesmo extraordinária, indo ao encontro da agenda do novo espaço multifuncional e em função sempre deste e da requisição juntos dos serviços, um aopção já implementada e que tem dado bons resultados, diz a organização.

Em dias de concerto e de outros eventos maiores nocturnos, o auto-silo do Campo da Barca funciona até pelo menos à meia-noite, ao invés das 22 horas. São quase 400 lugares de apoio a cerca de uma centena de metros, frisou Bruno Pereira. Além disso, acrescentou, as pessoas com maiores dificuldades de acesso devem telefonar para estacionar mesmo no CCIF.

A Câmara investiu, além da obra principal, 173 mil euros (173,084,6), já com IVA, )para melhorar as acessibilidades ao CCIF, desde o auto silo do Campo da Barca até a entrada principal do Centro, pela Rua do Matadouro.  Alguns passeios foram rebaixados para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, quando possível alargados e outros levantados. Foi pintado no chão um passeio a vermelho, da mesma cor da nova estrutura, um edifício ao estilo industrial e com raízes nas antigas funções de matadouro que guia o visitante até à entrada.

Para facilitar o acesso pedestre, foi criada uma ligação directa do interior do parque de estacionamento do Campo da Barca para a Rua do Matadouro “encurtando e facilitando a circulação de quem parqueia”, destaca a autarquia. Foi ainda contemplada “uma nova entrada ao CCIF pela Rua da Ribeira de João Gomes combinada com um espaço para três viaturas para deixarem os passageiros”. A rede de águas pluviais também foi tratada.

Faria Paulino, que está actualmente a dirigir o espaço, desvaloriza a inexistência de um grande parque de estacionamento no CCIF. A prova, diz, é que as pessoas têm lá chegado aos eventos e a tempo. E dá como exemplo a Expo Sénior com contou nos últimos dias, mesmo com chuva, com a presença diária de 500 idosos. Novo teste será realizado no próximo sábado com o Tedx Funchal.

“Não contem comigo para a construção de mais parques de estacionamento”, disse o programador, recordando que não é compatível um apelo a uma cidade mais ecológica e continuar a levar o carro até à porta. “Todos os dias faço subo isto a pé”, contou.

No caso dos congressos, a gestão é um pouco mais difícil dado o grande número de pessoas, mas as organizações têm tido isso em conta e garantido um serviço de ligação em carrinha, que poderá ser considerado em outras situações.

O Parque de Estacionamento do Campo da Barca funciona habitualmente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22 horas, ao sábado das 7h30 às 15h30 e está encerrado ao domingo. Tem um custo de 60 cêntimos por hora.