DNOTICIAS.PT
Madeira

Estudantes madeirenses desafiados a viver uma 'Semana Branca' em Andorra

Odílio Freitas e Duarte Freitas, ambos professores de Educação Física, têm sido a 'alma' deste projeto na Região, que tem marcado diversas gerações de estudantes nos últimos anos.

None

Visitar Andorra (Vallnord) e ter uma experiência inesquecível na neve é a proposta sempre desafiante da agora designada 'Semana Branca', que está a ser organizada, também na Madeira, pela Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com a Escola Secundária Francisco Franco.

Trata-se de uma iniciativa que foi lançada no ano lectivo de 2010-2011, só interrompida em 2020-2021 pela pandemia, e que será dinamizada novamente este ano, de 6 a 13 de Janeiro de 2024, com a nova designação de 'Semana Branca'.

Odílio Freitas e Duarte Freitas, ambos professores de Educação Física, têm sido a 'alma' deste projeto na Região, que tem marcado diversas gerações de estudantes nos últimos anos.

Ao longo destes anos, os estudantes das citadas escolas têm vivido experiências muito enriquecedoras e inolvidáveis na viagem a Andorra, quer ao nível cultural quer ao nível do seu desenvolvimento pessoal. De facto, a 'Semana Branca' é um projecto de escola que contempla um curso de esqui/snowboard durante uma semana. Este curso está programado para cinco dias durante a semana de 6 a 13 do mês de Janeiro. Aproveita-se assim a época baixa que permite, não só preços mais acessíveis como melhor aproveitamento do tempo útil de pista, evitando filas de espera, mas principalmente o risco de acidente ser substancialmente mais reduzido. É importante referir que, ao nível de iniciação, torna-se mais fácil esquiar com poucas pessoas na pista, fazendo com que a sua progressão seja conseguida com maior brevidade. Comunicação ESJM

Nesta semana, estão previstas 15 horas práticas de curso de esqui com monitores da estância e 15 horas de aperfeiçoamento com os professores da Escola Jaime Moniz e Francisco Franco, bem como do Colégio do Sagrado Coração de Maria e Colégio Cesário Verde, ambos de Lisboa.

É de salientar que esta viagem, aberta aos estudantes, prima pela sua reputada organização, com contactos preparatórios com os interessados para esclarecimento cabal de dúvidas, bem como uma reunião com todos os encarregados de educação dos alunos participantes, e conta ainda com acompanhamento de docentes. Comunicação ESJM

Os interessados poderão contactar os docentes Duarte Freitas ([email protected]) e José Odílio Freitas ([email protected]), podendo assim esclarecer as suas dúvidas.

Mais uma vez, os estudantes preparam-se para descobrir o paraíso natural de Vallnord, onde poderão treinar as suas habilidades na neve, no esqui e no snowboard, nas várias pistas.