DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Museu de Arte Sacra do Funchal é "uma casa especial"

Eduardo Jesus falava, hoje, durante a tomada de posse da nova direcção

None

O Museu de Arte Sacra do Funchal - um dos espaços museológicos mais antigos da capital madeirense - passa a ser liderado por Graça Alves. 

Durante a tomada de posse da nova direcção, que decorreu esta manhã, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, elogiou a responsável, com quem trabalhou nos últimos anos e com quem teve a "sorte de aprender muito". 

A Graça, na leveza das suas palavras e na simplicidade dos seus gestos, é um exemplo para a sociedade. É um exemplo de dedicação, de entrega e de mediação. É, sem dúvida, alguém que faz a diferença por onde passa".   Eduardo Jesus

O governante salientou o facto de esta ter tido um "papel preponderante" na Direcção Regional da Cultura  durante o período pandémico.

Durante o seu discurso, Eduardo Jesus disse ainda que o Museu de Arte Sacra do Funchal é "uma casa especial" pelo facto de ser "o espelho de uma grande lição da nossa história". 

Nós somos hoje o que os nossos antepassados permitiram através do seu trabalho e é muito bom quando podemos relembrá-los e, ao mesmo tempo, agradecer".  Eduardo Jesus

Neste novo ciclo governativo, Eduardo Jesus revelou que será implementado "um conjunto alargado de ideias" na área cultural, "que passam por parcerias efectivas" e que serão desafiantes também para aquele núcleo museológico. 

Relevo a importância de sabermos trabalhar em rede".  Eduardo Jesus

A cerimónia de tomada de posse da nova direcção do Museu de Arte Sacra do Funchal contou igualmente com a presença da nova directora regional da Cultura, Natércia Xavier, e do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, entre outros convidados.

O espaço museológico foi inaugurado a 1 de Junho de 1955 e está implantado num palácio do século XVI fundado em 1594 por D. Luís Figueiredo de Lemos.

A especificidade do seu acervo, constituído por colecções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria dos séculos XV a XIX, torna-o único na Região Autónoma da Madeira e um dos mais importantes ao nível nacional.