DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Congresso de Arte Contemporânea dedicado a Lourdes Castro no MUDAS

Evento decorre entre os dias 4 e 6 de Outubro

None

O MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira acolhe, entre amanhã e sexta-feira, o ' Congresso de Arte Contemporânea. IN MEMORIAM: Lourdes Castro', uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. O evento, dedicado à artista plástica Lourdes Castro, tem sessão solene de abertura marcada para as 18 horas de amanhã e contará com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

"Conhecida como a artista da sombra, Lourdes Castro é autora de uma extensa e notável obra, multidisciplinar que se desdobrou em diversos campos das artes, com um percurso muito particular, radicado numa apetência interdisciplinar de cariz marcadamente pessoal, cuja riqueza cromática e expressiva não se esgota no retrato ou na natureza, temáticas de eleição, embora tenha nessa via teórica e plástica uma aposta particularmente forte, numa análise que sublinha a relevância das diversas fontes como a história, a literatura e o quotidiano para a sua criação artística", explica nota da tutela.

O programa do congresso conta com o contributo de especialistas e teóricos em matéria de estudos em arte contemporânea, história, história de arte, filosofia e estética, nacionais e regionais, entre outros profissionais dedicados a estas áreas. Estamos a falar de nomes como Raquel Henriques da Silva, Paulo Pires do Vale, Delfim Sardo, Luís Crespo, Vera Fino, Tiago Monte Pegado, Catarina Mourão, Ana Filipa Candeias, Isabel Santa Clara, Rita Rodrigues, Carlos Valente, Helena Abreu, Paulo Olim, Guida Barreto, Martinho Mendes, Cecília Vieira de Freitas e Maurício Pestana Reis, com moderação a cargo de Ana Cristina Pereira.

O 'cartaz' deste evento conta ainda com dois concertos. O primeiro acontece já amanhã, pelas 18h45, com o quarteto de cordas 'Atlântico' da Orquestra Clássica da Madeira, no âmbito da sessão solene de abertura dos trabalhos. Já na sexta-feira, dia 6, haverá 'Trilogia de Sombras' com Mano a Mano (André e Bruno Santos), inspirado na obra de Lourdes Castro.

O congresso acontece a par da exposição evocativa da sua obra e memória, 'Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro' que o Museu de Arte Contemporânea da Madeira tem em cartaz, projecto que conta com a curadoria de Márcia de Sousa e que se propôs traçar um panorama transversal sobre a vida e obra de Lourdes Castro, sinalizando alguns momentos que marcaram o seu percurso pessoal e profissional. Mostra que poderá ser visitada até 31 de Outubro.

Os interessados em participar no congresso, que é de acesso gratuito, podem efectuar a sua inscrição através do 291820900, pelo e-mail: [email protected] ou directamente no link criado para o efeito.