DNOTICIAS.PT
Madeira

XIV Governo Regional da Madeira toma hoje posse

Miguel Albuquerque na tomada de posse do XIII Governo da Região Autónoma da Madeira, em 2019
Miguel Albuquerque na tomada de posse do XIII Governo da Região Autónoma da Madeira, em 2019, Foto arquivo Aspress

A cerimónia de toma de posse do XIV Governo Regional da Madeira acontecerá, pelas 16 horas, desta terça-feira, 17 de Outubro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM). Será presidida pelo representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto.

A coligação PSD/CDS-PP, cuja lista foi encabeçada por Miguel Albuquerque, líder dos social-democratas madeirenses e presidente do executivo desde 2015, venceu as Eleições Legislativas Regionais da Madeira de 24 de Setembro de 2023, com 58.394 votos (44,31%), elegendo 23 representantes num total de 47 que compõem o parlamento regional.

Na sequência do resultado eleitoral, que colocou Albuquerque a um deputado da tão almejada maioria absoluta, a deputada única eleita pelo PAN, Mónica Freitas, e o presidente do PSD/Madeira negociaram um acordo de incidência parlamentar para a legislatura, garantindo assim a viabilização do terceiro executivo chefiado por Albuquerque.

A composição do Governo Regional da Madeira para o período 2023-2027 foi anunciada a 28 de Setembro, quatro dias depois do acto eleitoral, e determina a extinção de duas secretarias regionais, a do Mar e Pescas e a do Ambiente, Recursos e Alterações Climáticas, que passam agora para a tutela das secretarias da Economia e da Agricultura, respectivamente.

Miguel Albuquerque mantém na estrutura governativa os titulares das pastas das Finanças (Rogério Gouveia), dos Equipamentos e Infraestruturas (José Pedro Fino), do Turismo e Cultura (Eduardo Jesus) e da Saúde e Protecção Civil (Pedro Ramos). Jorge Carvalho também continua com as pastas da Educação e Ciência, quando no anterior governo tinha ainda a Tecnologia.

O centrista Rui Barreto, que foi número dois na candidatura da coligação Somos Madeira nas eleições do passado domingo, mantém-se com a tutela da Economia, a que acrescem o Mar e Pescas. Estas duas áreas estiveram nos últimos quatro anos com Teófilo Cunha (CDS-PP), que não integra o novo executivo.

Rafaela Fernandes, actual presidente do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), estreia-se em funções governativas e passa a ser secretária regional da Agricultura e Ambiente, substituindo Humberto Vasconcelos, que tutelava a Agricultura e o Desenvolvimento Regional, e também Susana Prada, que esteve como responsável do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Ana Sousa, antiga directora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Madeira, também vai integrar o elenco governativo na Inclusão Social e Juventude, substituindo Rita Andrade, que foi secretária da Inclusão Social e Cidadania na legislatura que agora termina.

Nas Regionais de Setembro, a coligação PSD/CDS-PP elegeu 23 deputados, o PS 11, o JPP cinco e o Chega quatro, enquanto a CDU (PCP/PEV), o BE, o PAN e a IL elegeram um deputado cada.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

10h00 Inauguração do Centro das Ciências Experimentais - Polo Leitura da Penteada, no Complexo Habitacional da Penteada. Esta iniciativa da Câmara Municipal do Funchal conta com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Helena Leal.

10h30 O líder do grupo parlamentar do CHEGA, Miguel Castro, dará declarações à comunicação social sobre o momento político actual, incluindo o novo Governo Regional, na Sala de Conferências da ALRAM.

12h30 O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto recebe em audiência, no Palácio de São Lourenço, o director-geral dos Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 17 de Outubro. Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia Internacional dos Sem-Abrigo:

1798 - Morre o geógrafo português Francisco José Lacerda e Almeida, explorador do continente africano.

1849 - Morre, com 39 anos, Fryderyk Franciszek Szopen, Frédéric Chopin, compositor e pianista polaco.

1853 - A Folha Comercial da Praça de Lisboa, fundada em 1852 sob o nome Paquete Comercial, passa a designar-se Jornal do Comércio.

1904 - Inauguração da Cooperativa "Padaria do Povo", em Campo de Ourique, para fabricar pão mais barato e distribuí-lo pelas zonas mais pobres de Lisboa.

1909 - Primeiro voo em aeroplano com motor em Portugal, realizado pelo aviador francês Armand Zipfel, no hipódromo de Belém, em Lisboa.

1915 - Nasce o dramaturgo norte-americano Arthur Miller, autor de "A Morte de um Caixeiro Viajante" e "As Bruxas de Salém".

1931 - O gangster norte-americano Al Capone é condenado a 11 anos de prisão por fuga aos impostos.

1933 - O cientista Albert Einstein chega aos EUA, onde se refugia da perseguição nazi, na Alemanha.

1934 - Morre, com 82 anos, o cientista espanhol Santiago Ramón y Cajal, Prémio Nobel da Medicina em 1906 que partilhou com o italiano Camillo Golgi, pelo contributo para o conhecimento do sistema nervoso.

1957 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês Albert Camus, autor de "O Estrangeiro".

1973 - Começa a crise do petróleo. Os países produtores decidem diminuir as exportações para os países ocidentais e o Japão. A decisão conduzirá ao embargo que irá manter-se até Março de 1974.

1975 - Os marroquinos, precedidos do Rei Hassan, começam a Marcha da Paz no Saara espanhol.

1978 - Começam, no Luxemburgo, as negociações para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

- Morre, aos 78 anos, a matemática norte-americana Gertrude Mary Cox, primeira mulher eleita para o Instituto Estatístico Internacional.

1979 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a Madre Teresa de Calcutá.

1983 - Indexação do dólar de Hong Kong ao dólar americano.

- Morre, com 78 anos, o escritor, ensaísta e sociólogo francês Raymond Aron.

1985 - Os órgãos de comunicação social de língua portuguesa nas cidades canadianas de Toronto e Montreal passam a estar ligados através do serviço da Agência Lusa

- O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês Claude Simon, figura do "nouveau roman", autor de "Corpos Condutores".

1987 - O governo espanhol desiste do projeto de lixeira nuclear em Aldeadavilla.

1988 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao escocês James Black, e aos norte-americanos Gertrude Elion e George Hitchins, pelo desenvolvimento de duas drogas importantes, propranolol e cimetidina.

1989 - Sismo de São Francisco, na costa Leste dos EUA. Morrem 67 pessoas e mais de 400 ficam feridas.

1991 - A origem da doença de Kallman é identificada por cientistas franceses e norte-americanos.

- Os ministros da Defesa da NATO anunciam a redução de 80 por cento das armas nucleares táticas na Europa.

1995 - Israel e a Jordânia concluem os termos do tratado de paz que será assinado no dia 26, na fronteira entre os dois países.

1996 - Morre, com 82 anos, o jornalista Alves do Santos.

1997 - Os restos mortais de Ernesto Che Guevara, são trasladados para Cuba.

2002 - Morre o médico angolano Arménio dos Santos Ferreira, militante histórico do MPLA e da luta pela independência de Angola. Tinha 72 anos

2004 - PS e PSD reforçam a maioria nas eleições regionais dos Açores e da Madeira, respetivamente.

- São encontradas ossadas de elefantes, com mais de 80 mil anos, em escavações realizadas em Santo Antão do Tojal, em Loures.

2005 - Governo agrava as taxas de penalização das reformas antecipadas.

- Morre, aos 73 anos, o futebolista Carlos Gomes, guarda-redes, ex-campeão nacional pelo Sporting.

2006 - A Comissão Parlamentar do Trabalho aprova na especialidade o novo regime de mobilidade da administração pública.

- O Presidente norte-americano, George W. Bush, aprova lei que permite o recurso a métodos agressivos de interrogatório e o julgamento por tribunais militares de suspeitos de terrorismo.

2007 - O escritor francês de origem checa Milan Kundera, autor de livros como "A insustentável leveza do ser" e "A valsa do adeus", conquista o Prémio Nacional de Literatura 2007 da República Checa.

- O livro "As coisas mais simples", de Nuno Júdice, vence o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa.

2008 - O Banco francês Caisse d'Epargne, símbolo de segurança para milhões de investidores franceses, perde 600 milhões de euros devido a riscos imprudentes de três dos seus responsáveis durante a queda do mercado acionista.

- A Biblioteca Nacional de Portugal inicia o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que impossibilitará a sua saída do país.

2009 - O escritor João Tordo vence a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance "As Três Vidas", editado pela Quid Novi.

- Morre, com 69 anos, Rosanna Schiaffino atriz italiana de "Toto lascia o radoppia".

2010 - Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, é apresentado às massas, presenciando aquela que é a maior parada militar do país.

2013 - Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia assinam uma declaração conjunta para a criação do Corredor Atlântico, que permitirá a circulação de comboios de mercadorias na rede ferroviária europeia.

- O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que altera a lei de bases gerais do sistema de Segurança Social, o que permite flexibilizar o aumento da idade da reforma para os 66 anos em 2014.

- O Presidente norte-americano, Barack Obama, assina oficialmente a lei que permite a reabertura da Administração Federal e eleva o teto da dívida dos Estados Unidos, colocando um ponto final na crise que vivia o país.

2014 - A Organização Mundial de Saúde declara o fim da epidemia do vírus do Ébola no Senegal.

- A polícia de Hong Kong volta a carregar sobre manifestantes pró-democracia, que tentaram regressar a uma zona da cidade de onde tinham sido desalojados.

- Morre, com 78 anos, Gabriel Espírito Santo, antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas.

2016 - Morre, aos 98 anos, António Maria Baptista Fernandes, médico pioneiro na cirurgia plástica e estética em Portugal.

2017 - O Tribunal Constitucional espanhol considera nula, por ser inconstitucional, a lei do referendo sobre a independência na Catalunha, que fora suspensa provisoriamente em 07 de setembro.

- Morre, aos 100 anos, a atriz de cinema fracesa Danielle Darrieux.

2018 - A seleção portuguesa de futsal feminino conquista a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, ao bater na final o Japão por 4-1.

- O futebolista espanhol Cesc Fábregas entra no livro de recordes do Guiness por ser o jogador que chegou mais rapidamente às 100 assistências na liga inglesa.

2019 - Explode uma revolta popular no Líbano após o anúncio de uma nova taxa sobre chamadas através da rede de mensagens instantâneas WhatsApp. A rápida anulação da medida não impede a revolta de ganhar o país e de culminar na exigência de renovação de toda a classe dirigente, quase inalterada desde há décadas e acusada de corrupção.

- A União Europeia e o Reino Unido alcançam um acordo para a saída do país do bloco comunitário.

- Morre, aos 98 anos, Alicia Alonso, bailarina cubana, diretora e cofundadora do Ballet Nacional de Cuba.

2021 - O antigo primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves é eleito, à primeira volta, o quinto Presidente da República de Cabo Verde.

2022 - O Conselho da União Europeia adota sanções contra os responsáveis iranianos, incluindo a chamada política da moralidade, na sequência da detenção e morte da jovem Masha Amini, pelo uso incorreto do véu islâmico.

- Os chefes da diplomacia da União Europeia aprovam uma nova missão de treino para o exército ucraniano em solo europeu, treinar cerca de 15 mil soldados ucranianos, principalmente com formação militar básica.

PENSAMENTO DO DIA

Para muitos, a guerra é o fim da solidão. Para mim, é a solidão infinita Albert Camus (1913-60), escritor francês

Este é o ducentésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 75 dias para o termo de 2023.