Madeira

Equipa do Nacional "focada" para o embate frente ao Tondela

Confira os eventos que marcam a agenda deste domingo, 29 de Janeiro

None

Este é o vigésimo nono dia do ano. Faltam 336 dias para o final de 2023

O CD Nacional defronta hoje o Tondela, em jogo a contar para a 18.ª jornada da II Liga, que decorre, pelas 14 horas, no Estádio João Cardoso. A equipa entrará em campo “focada no que é capaz de fazer”, conforme disse o treinador dos alvi-negros.

Filipe Cândido reconhece o valor do adversário e assume que poderão haver “muitas dificuldades”, mas espera que a equipa consiga dar a volta à situação. 

Ou estamos no nosso máximo ou passaremos por muitas dificuldades inerente da qualidade que a equipa adversária tem, mas o mais importante é aquilo que possamos ser capazes de fazer e esperamos estar à altura deste desafio”. Filipe Cândido 

O mais recente reforço do Nacional - o médio Rúben Ismael – será um dos convocados, mas ainda é “surpresa” se irá ou não jogar frente ao Tondela.

Rúben Ismael emprestado ao Nacional pelo Moreirense

O Nacional está em vias de garantir a contratação do médio português Rúben Ismael, um jogador de 23 anos que pertence aos quadros do Moreirense. A notícia foi avançada pelo jornal desportivo 'Record'.

A partida será transmitida em directo pela Sport Tv no streaming disponível em www.sporttv.pt.

Assista à conferência de imprensa de antevisão do jogo

Outros acontecimentos que marcam a agenda deste domingo

A 7.ª edição da ‘Mostra da Poncha e do Mel’, na freguesia da Serra de Água, na Ribeira Brava, mais concretamente na praceta junto à igreja, termina este domingo. O evento começa às 12 horas e encerra às 23h30, estando prevista muita animação, com vários artistas, como os Triova Voices, que participaram recentemente no 'The Voice Portugal'.

Mostra da Poncha e do Mel 'mexe' com a Serra de Água

A ‘Mostra da Poncha e do Mel’ está já na sua 7.ª edição e marca este fim-de-semana a animação da freguesia da Serra de Água, na Ribeira Brava, mais concretamente na praceta junto à igreja. A iniciativa conta novamente com três dias de muita música e hoje é um dos mais concorridos, ainda para mais quando estamos de volta a um formato sem restrições.

O Marítimo defronta o Benfica em jogo a contar para a  Liga BPI feminina. A partida acontece, pelas 13 horas, no  Complexo Desportivo do Marítimo.

Uma hora mais tarde, às 14 horas, o AD Machico joga frente ao GD Resende para o Campeonato de Portugal, no  Estádio de Machico.

Já às 15h15, a equipa B do Marítimo defronta o Rebordosa para o Campeonato de Portugal. O jogo realiza-se no Estádio da Imaculada Conceição.

Principais acontecimentos registados no dia 29 de Janeiro, Dia Mundial dos Leprosos

1505 - Morre frei Miguel Contreiras, confessor da rainha D. Leonor, determinante na fundação da Misericórdia de Lisboa. Tinha 74 anos.

1801 - Ultimato franco-espanhol. França e Espanha exigem a Portugal o abandono da aliança inglesa e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos.

1825 - É fundada a Faculdade de Medicina do Porto.

1838 - Sai o primeiro número de O Tempo, dirigido por José Estêvão.

1867 - O Governo de Joaquim António de Aguiar apresenta a proposta de reforma administrativa, que aumenta a centralização dos poderes.

1876 -- Primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois da autorização real de 10 de novembro de 1875, para a sua criação. O conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumem a direção.

1886 - Karl Benz põe em funcionamento o primeiro motor automóvel a gasolina.

1891 - Começa o consulado de 04 anos da rainha Liliuokalani do Haiti. Terminaria em 1895, com a anexação do arquipélago aos EUA.

1892 - D. Carlos cede 20 por cento da sua dotação para controlo do défice das contas públicas.

1894 - Manifestações das associações comerciais e industriais de Lisboa contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.

1916 - Nasce, em Ponta Delgada, Manuel Ferreira, que se destacou como jornalista, escritor, ficcionista, biógrafo e historiador, tendo publicado, entre 1979 e 2006 mais de três dezenas de obras literárias, biográficas e de historiografia.

1923 -- O Papa Pio XI proclama São Francisco de Sales patrono dos jornalistas.

1928 - A equipa de ténis de mesa do Benfica joga pela primeira vez, defrontando a equipa da Faculdade de Ciências a contar para o primeiro Campeonato de Lisboa da modalidade. Os atletas "encarnados" que participam neste desafio são Américo Matos, Pedro Moreira, José Costa e Paulo Moreira.

1929 - Incêndio no Palácio Foz (salão Foz).

1945 - É Fundado o jornal desportivo A Bola, que passa a diário a 10 de fevereiro de 1995.

1963 - Abre a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda.

- É fundada a revista O Tempo e o Modo, por António Alçada Baptista.

- A França veta a entrada do Reino Unido na CEE.

- Morre o poeta norte-americano Robert Frost. Tinha 88 anos.

1975 - Morre o cineasta português Manuel Guimarães, realizador de "O Desterrado". Tinha 59 anos.

1978 - É fundada a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista.

1980 - O Senado norte-americano apoia o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo.

1981 - O Governo português levanta as restrições às relações comerciais com o Irão, após a libertação dos reféns norte-americanos.

1989 - A estação interplanetária Phobos entra na órbita do planeta Marte.

1990 - Acidente em Constância. Várias toneladas de cloro são libertadas para a atmosfera durante uma descarga de um camião-cisterna.

1993 - O Presidente dos EUA, Bill Clinton, anula a Lei que impede a entrada de homossexuais no Exército norte-americano.

1996 - O Presidente da França, Jacques Chirac, anuncia o fim dos testes nucleares franceses.

- Incêndio do Gran Teatro La Fenice de Veneza.

1997 - O neto de Mahatma Gandhi lança ao Ganges as cinzas do estadista indiano, encontradas em 1996, no cofre de um banco.

2003 - O Pentágono admite a presença de militares norte-americanos no Norte do Iraque.

2004 - O actor e encenador Jorge Silva Melo recusa o Prémio Almada para teatro atribuído pelo Instituto das Artes.

- O Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, é atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.

2005 - Um incêndio destrói grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.

- Realizam-se os primeiros voos sem escalas entre China e Taiwan, em 55 anos.

2006 - Uma vaga de frio provoca uma queda de neve em Lisboa pela primeira vez em 52 anos.- Tarja Halonen é reeleita Presidente da Finlândia na segunda volta das presidenciais.

2007 - É publicado, em Diário da República, o decreto-lei que obriga as empresas que façam obras a entregar o IVA diretamente ao estado e não ao empreiteiro.

- O líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, deixa a sede da ONU, em Bissau, onde estava refugiado desde 10 de janeiro.

- O chefe de Estado do Gana, John Kufuor, é designado presidente da União Africana.

- O parlamento israelita aprova a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telavive.

2008 - A Eslovénia, que detém a presidência rotativa da União Europeia, ratifica, por votação parlamentar, o Tratado de Lisboa, que substitui o projeto de Constituição europeu e torna-se, depois da Hungria, o segundo dos 27 Estados membros a ratificar este texto.

- Pela primeira vez as mulheres da GNR integram uma missão internacional em Timor-Leste

- Morre, com 73 anos, Zhang Hanzhi, diplomata chinesa, foi professora de inglês do Presidente chinês, Mao Tsé-tung, e intérprete na mítica reunião de Mao com o Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em Pequim.

2009 - Autorização do uso legal de divisas estrangeiras no Zimbabué. O dólar norte-americano toma conta da economia do país.

- Morre Mário Aguiar, capitão de abril e primeiro administrador da hidroelétrica de Cahora Bassa, Moçambique. Tinha 76 anos.

2011 - O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, nomeia um vice-presidente pela primeira vez desde que chegou ao poder, há quase 30 anos. Mubarak nomeia o chefe dos serviços secretos e seu confidente, Omar Suleiman.

2012 - Morre, com 93 anos, Oscar Luigi Scalfaro, Presidente da República de Itália de 1992 a 1999.

- Morre Camilla Williams, soprano norte-americana e primeira cantora negra de ópera a atuar com uma companhia nos Estados Unidos. Tinha 92 anos.

2013 - O primeiro visto dourado é atribuído ao investidor indiano Nesamani Maran Muthu pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, em Lisboa.

- Morre, aos 65 anos, Lawrence "Butch" Morris, maestro e compositor norte-americano considerado o criador do método de "improvisação dirigida".

2014 - A Fundação José Saramago anuncia que a obra do escritor português José Saramago, Nobel da Literatura, passará a ser publicada pela Porto Editora.

- O Parlamento grego aprova com 151 votos (em 300) a privatização da rede elétrica nacional (ADMIE).

2015 - O desaparecimento do voo MH370 é oficialmente declarado pela Malásia como um "acidente", adiantando que as pessoas a bordo estão todas mortas, causando alguma agitação nas famílias que exigem provas e os corpos dos seus familiares ou amigos.

- Morre, com 77 anos, Colleen McCullough, escritora australiana, autora do romance "Pássaros feridos".

- Morre, com 60 anos, José da Ponte, músico, fez parte da direção da Sociedade Portuguesa de Autores.

- Morre Richard von Weizsäcker, antigo Presidente da República Federal da Alemanha, membro da União Democrata Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel. Tinha 94 anos.

2016 - Morre, aos 87 anos, Jacques Rivette, realizador francês que ganhou o Grande Prémio do festival de cinema de Cannes com o filme "La Belle Noiseuse".

2017 - O Moreirense conquista a sua primeira Taça da Liga de futebol, ao bater na final, disputada no Estádio Algarve, o Sporting de Braga por 1-0.

- Morre, aos 74 anos, Armando Lacerda, médico, sócio e vice-presidente da assembleia-geral do Sporting Clube de Portugal.

2019 - O Governo brasileiro ordena a inspeção de todas as barragens de mineração no país depois da rutura de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, que provocou 65 mortos e 279 desaparecidos.

- Dois engenheiros que atestaram a segurança da barragem em Brumadinho, Brasil, onde ocorreu uma rutura, são detidos. O acidente provocou 65 mortos e 279 desaparecidos.

2020 - Finlândia confirma primeiro caso do novo coronavírus.

- O Parlamento Europeu aprova, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a última formalidade que faltava para que o 'Brexit' se concretize a 31 de janeiro.

- Morre, aos 71 anos, Manuel Resende, engenheiro, jornalista, tradutor, escritor e poeta, autor de "Em Qualquer Lugar" (1998) e "O Mundo Clamoroso, Ainda" (2004).

2021 - O parlamento aprova a despenalização da morte medicamente assistida, com os votos de grande parte da bancada do PS, do BE, PAN, PEV, Iniciativa Liberal e 14 deputados do PSD e votos contra do CDS-PP, Chega e PCP.

- A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autoriza a utilização da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 na União Europeia, a terceira vacina a ser aprovada pelo regular europeu, apropriada para todos os adultos.

- Morre, aos 76 anos, Calane da Silva, jornalista e escritor moçambicano. Em 2011 recebeu o Prémio José Craveirinha, o maior galardão literário moçambicano.

2022 - O Sporting conquista pela quarta vez a Taça da Liga em futebol, ao vencer o Benfica por 2-1, na final da 15.ª edição da prova, em Leiria.

- Morre Júlio Conrado, bancário, escritor e crítico literário, foi diretor executivo na Fundação D. Luís I, onde coordenou a revista de cultura e pensamento Boca do Inferno. Aos 85 anos

Pensamento do dia

O homem não vive. Nasce e morre".  Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.