Madeira

Poupança de energia não mexe com luzes de Natal na Madeira

Conjunto de recomendações emanadas pelo Estado "não vai ter implicações"

Foto Nélio Gomes
Foto Nélio Gomes

Em pleno Dia Mundial do Turismo, Miguel Albuquerque abordou a questão, mas na óptica natalícia, isto porque foi hoje publicado em Diário da República o Plano de Poupança de Energia para 2022 e 2023, documento que elenca uma série de recomendações energéticas que abarcam, precisamente, as iluminações natalícias.

A título de exemplo, o Governo da República prevê reduzir o período de iluminação durante o Natal - limitando o interruptor para o período compreendido entre os dias 6 de Dezembro e 6 de Janeiro, para o horário entre as 18 horas e a meia-noite, algo que o presidente do Governo Regional não irá implementar, uma vez que o Natal se constitui como um dos principais cartazes turísticos do destino Madeira.

Não íamos cometer o erro político de retirar as luzes prejudicando o cartaz turístico de forma irremediável e transformando o fim do ano, na Madeira, numa situação penosa para não dizer catastrófica do ponto de vista da atractividade, portanto, é uma excepção em nome da economia.  Miguel Albuquerque

Sendo assim, este conjunto de recomendações emanadas pelo Estado "não vai ter implicações, porque é algo que é decisivo e fundamental para o fim do ano e para o cartaz turístico" da Região.

Certo é que as iluminações natalícias deverão ser acendidas a 1 de Dezembro, como tem vindo a ser tradição. Para já aguarda-se pelo resultado do concurso público lançado no dia 1 de Agosto deste ano, cujo valor base ronda 1,8 milhões de euros, e que, refira-se, irá abarcar as decorações para as festas de Natal, fim do ano e ainda Carnaval até 2024.