A Guerra Mundo

Autoridades da Crimeia indicam um morto e cinco feridos em explosões num aeródromo

None

O Ministério da Defesa da Rússia informou hoje sobre uma série de explosões ocorridas acidentalmente num aeródromo militar na anexada península da Crimeia e que provocaram pelo menos um morto e cinco feridos, segundo o último balanço.

Explosões em base aérea russa na Crimeia

Várias explosões ocorreram hoje perto de um aeródromo militar russo na Crimeia, anunciaram as autoridades da península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

"No território do aeródromo Saki, nos arredores da localidade de Novofiodorofka, ocorreu a detonação de várias munições numa área de armazenamento protegida", assinalou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

A mesma nota informativa acrescentou que "segundo o relatório do local dos acontecimentos, não se registou qualquer ataque contra o armazém de munições".

"Nada ficou danificado [no aeródromo] como consequência da explosão. O equipamento aéreo não ficou danificado", precisou a mesma fonte.

O líder regional pró-russo Serguei Aksionov deslocou-se ao local, e assinalou na sua conta na rede social Telegram que "foram reforçadas todas as medidas necessárias para proteger a segurança da população e da infraestrutura".

"Em primeira instância foram tomadas medidas para envolver o perímetro numa zona de cinco quilómetros (...) para evitar danos a civis", indicou.

No entanto, segundo informou o ministro da Saúde Pública da República da Crimeia (península ucraniana anexada pela Rússia em 2014), Konstantin Skorupski, "foram transferidos cinco feridos para o hospital regional, um deles menor".

O responsável pela Saúde Pública referiu-se a ferimentos menores provocados pelo estilhaço de vidros.

Posteriormente, as autoridades locais de Saúde Pública elevaram para seis o número de feridos, enquanto Serguei Aksionov confirmou a morte de uma pessoa que não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente.

Inicialmente, o exército russo disse que as explosões no aeródromo não tinham provocado vítimas.

"Ninguém ficou ferido", afirmou na altura o exército russo, referindo na mesma ocasião que o depósito de munições não tinha sido alvo de bombardeamentos.

Nas redes sociais foram publicadas diversas fotografias e vídeos das explosões.

A agência oficial russa TASS disse que o aeródromo em questão é usado como uma base militar do Ministério da Defesa da Rússia, onde estão aviões e helicópteros, bem como a aviação naval.