Artigos

Seja bem-vinda Senhora Ministra!

Tivemos conhecimento pela Comunicação Social que a Senhora Ministra para a Ciência e Tecnologia e Ensino Superior visitou a Região. Teria sido um prazer recebê-la na Agência Regional para o Desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação da Madeira (ARDITI) e poder apresentar-lhe o que andamos a fazer e como podemos ajudar a nossa Universidade.

Nesta senda, permitam-nos então explanar de forma sucinta a nossa atividade:

A ARDITI aloja os únicos Laboratórios Associados (LA) com atividade na Região: o IDL-LA (Instituto Dom Luiz) e o ARNET – Aquatic Research NETwork, do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), albergando ainda três Unidades de Investigação avaliadas com grau Excelente pelo Ministério que tutela. A ARDITI também é membro do único Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUA), uma associação que reúne instituições do sistema de I&D para promover a Biotecnologia Azul.

Como coordenadora da única plataforma de Inovação da Madeira aprovada pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação – “Smart Island Hub” – S.I.H., estamos aptos a promover a transferência do conhecimento da comunidade académica para as empresas (inovação). As organizações militares e civis escolhem-nos para desenvolver soluções tecnológicas para as suas operações, como por exemplo desenvolvimento de DRONES ou de sistemas de previsão de correntes e de ondas.

Participamos em 11 projetos de Investigação Europeus, 16 projetos nacionais (FCT) e 16 inter-regionais (Interregs MAC, Europe), bem como em 10 projetos Regionais (Pro-Ciência; PO-RAM); Gerimos projetos de Unidades de Investigação da UMa como o CQM+ do Centro de Química da Madeira; Somos responsáveis por mais de 100 investigadores e mais de 3000 metros quadrados de infraestruturas dedicadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, também ao serviço da Universidade.

É de todo o nosso interesse ajudar a desenvolver e promover a Universidade da Madeira, que em conjunto com o Governo Regional cotutela 80% do capital da ARDITI. Estamos disponíveis para que as nossas Unidades de Investigação, avaliadas como EXCELENTE, os nossos CoLabs, os nossos Laboratórios Associados, ajudem a credenciar e a credibilizar os programas de Mestrados e Doutoramentos da UMa. Gostaríamos de agilizar Projetos financiados, contemplando uma maior participação de docentes da UMa. Temos disponibilidade para ajudar a desenvolver programas pedagógicos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento particularmente nas nossas principais áreas de atuação. Orgulhosamente desenvolvemos com a Universidade da Madeira duas participações no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico institucional (CEEC) da FCT, que viabilizaram a contratação de quatro doutorados na área das Ciências do Mar, da Atmosfera e do Clima. Brevemente o Governo Regional irá promover através da ARDITI o primeiro concurso internacional para contratar mais doutorados para a Região.

Julgamos que com uma breve visita à ARDITI, ficaria bem mais claro que a Madeira reúne muitas condições e apoio para ajudar a promover a nossa Universidade. Como dizia o Secretário de Estado do Mar numa intervenção recente no Funchal: ‘é o espírito colaborativo que destaca e que engradece uma Região pequena, mas com MUITO potencial’.

Fica para a próxima, volte sempre, e teremos todo o gosto em recebê-la.