Madeira

PS quer enfrentar crise demográfica "acentuada" no norte da Madeira e Porto Santo

Sérgio Gonçalves defende medidas para fixar população nos concelhos mais afectados, propondo apoios ao tecido empresarial e aos sectores produtivos

None

O presidente do PS Madeira defendeu esta terça-feira, 2 de Agosto, a implementação de medidas de incentivo à criação de emprego e apoios ao tecido empresarial e aos sectores produtivos, de modo a poder fixar população nos concelhos do norte da ilha da Madeira e no Porto Santo.

Sérgio Gonçalves falava esta tarde, à margem de uma visita à empresa ‘Brinertes’, situada na Ribeira da Metade, no Faial, e após contactos com vários comerciantes no concelho de Santana. Uma iniciativa que teve em vista perceber a realidade local e as dificuldades dos empresários, de modo a que o partido possa apresentar medidas que vão ao encontro das suas necessidades.

O responsável aproveitou a ocasião para lembrar a proposta de alteração ao Orçamento do Estado apresentada pelo PS e que permite a integração de alguns territórios da Região nos territórios e baixa densidade. Fruto dessa medida aprovada e transposta para o Orçamento Regional, as empresas da costa Norte e do Porto Santo passam a estar sujeitas a uma taxa reduzida de IRC, passando dos 11,9% para os 8,75%.

Apesar disso, Sérgio Gonçalves considerou que são precisas outras medidas complementares e que os incentivos não se devem esgotar nos benefícios fiscais. "São necessários incentivos que permitam fixar população aqui nestes territórios, e nós só conseguimos fixar população se tivermos emprego, habitação e cuidados de saúde”, referiu o líder dos socialistas madeirenses.

Para Sérgio Gonçalves, urge implementar medidas no sentido de criar emprego, bem como apoios ao tecido empresarial e aos sectores produtivos tradicionais: “É muito importante aumentarmos e valorizarmos a produção regional, no sentido de gerar mais rendimento e permitir que mais pessoas e mais famílias se fixem nestes territórios e possam viver dessas actividades que têm sido, de alguma forma, abandonadas”.

O presidente do PS-M deu também conta das dificuldades por que passam as empresas, - no caso a ‘Brinertes’, ligada ao ramo dos inertes – devido ao aumento do preço dos combustíveis. “O aumento do custo de vida tem sido transversal em toda a Região, mas os combustíveis, para algumas empresas, são um tema muito pertinente”, referiu, recordando que o PS tem vindo a defender a baixa de impostos, nomeadamente a aplicação do diferencial fiscal no IVA. 

Sérgio Gonçalves apontou ainda uma outra proposta apresentada pelo PS, que visa a criação de incentivos para que os emigrantes regressados possam criar os seus negócios.

Santana é o concelho da Região que mais população perdeu ao longo dos últimos 10 anos e é fundamental ter esse tipo de incentivos para quem regressa e queira criar aqui o seu negócio, o que tem efeito não apenas na criação do próprio emprego, mas também na criação de postos de trabalho e de mais oportunidades para outras pessoas do concelho.

“É necessária uma perspectiva mais abrangente e uma política integrada com várias vertentes, para que se possa inverter esta quebra demográfica tão acentuada que se tem verificado nos concelhos do norte da Madeira”, rematou o líder do PS Madeira.