Madeira

"As competências das autarquias aumentam e os meios financeiros não acompanham"

None

O presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, Gabriel Neto, no discurso do 469.º aniversário da freguesia, revelou que pretende o empenho do executivo da Calheta para a concretização de projectos.

A recuperação dos canais de rega que levam a água até as explorações agrícolas, a limpeza dos caminhos florestais das serras são algumas das ambições.

As competências das autarquias aumentam e os meios financeiros não acompanham, este tem sido um problema do poder local." Gabriel Neto, presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha.

Expressou que uma das vontades da população é a recuperação da Vereda dos Zimbreiros e da Atalaia derivações do CR23 "e o também prometido CR23 em Abril de 2018".

A captação de água, armazenamento e a recuperação de rede de água potável em alguns sítios da freguesia, foi também preocupações que pediu ao secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, que fizesse chegar a informação à secretária do Ambiente, Susana Prada.

O autarca referiu o despovoamento na freguesia, pois "a falta de emprego levou muitas famílias para a emigração e hoje, como no passado, muitos jovens partem à procura de melhores oportunidades para ter uma vida melhor".

Uma freguesia como a Fajã da Ovelha, rural e muito dispersa e com poucos meios financeiros e humanos não é capaz de inverter esta situação". Gabriel Neto, presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha..

Ainda assim, destacou que foram realizadas recuperações nos fontanários, colocada sinalização direccional, construíram-se levadas para regadio com colocação de desvio de água e poços de rega foram recuperados.

Na área do lazer construímos um miradouro, churrasco e casa de banho no Massapez, hoje frequentado por centenas de madeirenses que aproveitam para reunir a família e amigos para convívios". Gabriel Neto, presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha..

Também no desporto destacou as actividades desportivas que se realizam na freguesia: "Todos sabemos da excelência do BTT, dos atletas de alto nível que temos na patinagem, badminton, motocross, culturismo, as nossas serras".

"O esforço tem sido grande da minha parte mas, a vontade de fazer é ainda maior", disse.

Ainda assim, aponta a pavimentação da estrada regional, bem como o apoio dado pelo Governo Regional na recuperação da Igreja de S. João.

Saliento a abertura do executivo camarário em atribuir uma verba anual a esta freguesia e na recolha selectiva do lixo, no entanto, queremos mais investimento do município nesta freguesia". Gabriel Neto, presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha..

Expressou que "o investimento privado também está a chegar à Fajã da Ovelha", contudo a especulação imobiliária, está a "criar problemas aos residentes e jovens casais" que querem viver na freguesia.

"Queremos o empenho do executivo da Calheta para a concretização destes projectos e de outros que entendamos ser importantes para o desenvolvimento da freguesia", concluiu.